Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14781
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Alda Rosana Duarte de-
dc.contributor.authorMontenegro, Eduarda Soares Brandão-
dc.date.accessioned2021-08-16T20:38:22Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:06Z-
dc.date.issued2021-03-30-
dc.identifier.citationMONTENEGRO, Eduarda Soares Brandão. O "preço" que se paga para ser instagramável. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14781-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectCirurgia plásticapt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectFiltros do Instagrampt_BR
dc.titleO "preço" que se paga para ser instagramávelpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Rett, Lucimara-
dc.contributor.referee2Machado, Mônica-
dc.description.resumoNesse trabalho tem-se como objetivo compreender o uso de filtros do Instagram como meio de autorrepresentação de meninas adolescentes e sua relação com a autoestima e a cirurgia plástica, tendo em vista a exposição diária delas a imagens padronizadas de influenciadoras. Além disso, buscou-se entender o que motiva a adoção dessas ferramentas e, em que medida, elas são capazes de suscitar nas meninas o desejo de alterar características de sua aparência. Por sua vez, além de uma revisão bibliográfica, foram realizadas entrevistas em profundidade com 9 (nove) adolescentes, entre 14 e 17 anos, usuárias ativas da plataforma. A partir dos resultados, inferiu-se que a aplicação de filtros nas imagens é permeada pelo culto a beleza, configurando-se como uma obrigação velada. Portanto, o uso de filtros é um fator determinante para o interesse pela cirurgia plástica, apesar de não ser o único.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMontenegro.pdf606.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.