Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14781
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O "preço" que se paga para ser instagramável
Autor(es)/Inventor(es): Montenegro, Eduarda Soares Brandão
Tutor: Almeida, Alda Rosana Duarte de
Resumen: Nesse trabalho tem-se como objetivo compreender o uso de filtros do Instagram como meio de autorrepresentação de meninas adolescentes e sua relação com a autoestima e a cirurgia plástica, tendo em vista a exposição diária delas a imagens padronizadas de influenciadoras. Além disso, buscou-se entender o que motiva a adoção dessas ferramentas e, em que medida, elas são capazes de suscitar nas meninas o desejo de alterar características de sua aparência. Por sua vez, além de uma revisão bibliográfica, foram realizadas entrevistas em profundidade com 9 (nove) adolescentes, entre 14 e 17 anos, usuárias ativas da plataforma. A partir dos resultados, inferiu-se que a aplicação de filtros nas imagens é permeada pelo culto a beleza, configurando-se como uma obrigação velada. Portanto, o uso de filtros é um fator determinante para o interesse pela cirurgia plástica, apesar de não ser o único.
Materia: Instagram
Cirurgia plástica
Adolescentes
Filtros do Instagram
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 30-mar-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MONTENEGRO, Eduarda Soares Brandão. O "preço" que se paga para ser instagramável. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

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