Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14782
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Clubes de futebol como marcas: um estudo de caso sobre o Red Bull Bragantino
Autor(es)/Inventor(es): Matias, Gabriel Valente
Orientador: Azevedo, Sandro Torres de
Resumo: Este trabalho se propõe a analisar os clubes do futebol brasileiro sob a ótica empresarial, e como o seu entendimento como marca abre portas para patrocínios e investimentos. O objetivo é mostrar que a administração de marketing é forte aliada para entender os torcedores de futebol como público-alvo, consumidores de um espetáculo, aproveitando de seu poder de compra para otimizar a rentabilidade dos clubes. Para tanto, estabelece um percurso que passa por estudos do marketing de Kotler et al (2017), marketing esportivo de Proni (1998), futebol com Helal (2002) entre outros. Enfim, na forma de estudo de caso, a pesquisa analisa o Red Bull Bragantino, produto da parceria da Red Bull, líder mundial em bebidas energéticas, e o Bragantino, clube do interior de São Paulo, no Brasil.
Palavras-chave: Red Bull Bragantino
Marketing esportivo
Futebol
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 31-Mar-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MATIAS, Gabriel Valente. Clubes de futebol como marcas: um estudo de caso sobre o Red Bull Bragantino. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GMatias.pdf365.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.