Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14804
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Desigualdade de renda e informalidade do trabalho: uma análise RIF para o Brasil de 2012 a 2019
Autor(es)/Inventor(es): Wanderley, Bernardo Esteves
Orientador: Pero, Valéria Lúcia
Coorientador: Duque, Daniel Vasconcellos Archer
Resumo: Este trabalho investiga a dinâmica da desigualdade de renda no mercado de trabalho brasileiro no período de 2012 a 2019, dando um enfoque particular à contribuição da informalidade do trabalho nas trajetórias de queda e, sobretudo, elevação da disparidade ocorridas ao longo deste intervalo. Para tanto, utiliza-se uma estratégia de decomposição baseada em regressões RIF, a partir da qual torna-se possível a análise da contribuição de diversas covariadas sobre mudanças de índices de desigualdade. Os resultados sugerem que a dinâmica equalizadora da distribuição de renda entre 2012 e 2015 e con- duzida por efeitos prêmios setoriais, os quais conseguem compensar mudanças composicionais concentradoras. Alternativamente, o período seguinte de 2015 a 2019 tem sua ascensão da desigualdade de renda liderada por efeitos composição relativos ao aumento da informalidade do trabalho e, principalmente, à expansão da escolaridade neste período, tendo em vista o papel dispersivo da existência de retornos convexos à educação. A análise relativa às caudas inferior e superior da distribuição sugere que a queda da desigualdade ocorrida em ambas no primeiro período e liderada por efeitos macroeconômicos não observáveis. Por outro lado, ao passo que a cauda superior tem seu movimento concentrador expresso em termos de mudanças composicionais relativos à expansão da escolaridade entre 2015 e 2019, a cauda inferior tem na elevação da informalidade do trabalho o componente explicativo mais importante para a alta da disparidade ocorrida neste período.
Palavras-chave: Distribuição de renda
Desigualdade
Informalidade
Mercado de trabalho
Income distribution
Inequality
Informality
Labour market
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: WANDERLEY, Bernardo Esteves. Desigualdade de renda e informalidade do trabalho: uma análise RIF para o Brasil de 2012 a 2019. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BEWanderley.pdf567.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.