Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14808
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Herança, desigualdade e tributação: transferências intergeracionais de riqueza, imposto sobre herança e economia política
Author(s)/Inventor(s): Evangelista, Daniel Farina de Souza Coelho
Advisor: Pinto, Eduardo Costa
Abstract: Esta monografia teve como objetivo analisar a relação entre as transferências intergeracionais de riqueza e a desigualdade no Brasil, à luz das contribuições trazidas por Piketty (2014) com o sucesso de seu livro “O Capital no Século XXI”, e o debate que se seguiu. Investigando os fatores que levam as heranças e doações a terem um papel central na perpetuação da concentração de riqueza em sociedades desiguais, este trabalho analisa as diferenças entre os rendimentos do capital e do trabalho no Brasil, o nível das desigualdades de renda e riqueza, e as características da estrutura tributária nacional. Em seguida, remontamos as perspectivas com que as heranças e doações foram debatidas na história do pensamento econômico e como os valores pregados na Constituição Federal de 1988 se relacionam com os direitos de sucessórios e a tributação das transferências intergeracionais de riqueza, executada pelos Estados da Federação através do Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doações. Verificamos, então, trabalhos sobre os dados tributários e o fluxo e o estoque de heranças e doações no Brasil, concluindo que apesar do nível de heranças e doações ser muito inferior àqueles apresentados por Piketty (2014) em sua análise com países desenvolvidos, as acentuadas desigualdades brasileiras são sim, em parte, perpetuadas pela transmissão intergeracional de riqueza. Por fim, o Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doações, tal como está, é incapaz de reduzir o efeito que as heranças e doações têm sobre a concentração de riqueza no Brasil atual e contribuir com a diminuição da pobreza e combate à desigualdade pregados na Constituição, devendo ser revisado.
Keywords: Herança
Desigualdade
Tributação
Imposto de transmissão causa mortis e doação
Inheritance
Inequality
Taxation
Transmission causa mortis and donation tax
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Feb-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: EVANGELISTA, Daniel Farina de Souza Coelho. Herança, desigualdade e tributação: transferências intergeracionais de riqueza, imposto sobre herança e economia política. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DFSCEvangelista.pdf300.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.