Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14844
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Glaziele Campbell da | - |
dc.contributor.author | Miranda, Josiane Aparecida | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-24T17:36:54Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:08Z | - |
dc.date.issued | 2016-01-25 | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA, Josiane Aparecida. Desenvolvimento de recurso didático para as aulas práticas de Botânica I da modalidade de Educação à Distância. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14844 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Materiais de ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação à distância | pt_BR |
dc.subject | Botânica | pt_BR |
dc.subject | Sciences teaching | en |
dc.subject | Teaching materials | en |
dc.subject | Education, distance | en |
dc.subject | Botany | en |
dc.title | Desenvolvimento de recurso didático para as aulas práticas de botânica I da modalidade de educação à distância | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8898745147283215 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alexandrino, Camilla Ribeiro | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7703691840425635 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gevú, Kathlyn Vasconcelos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0817999453733639 | pt_BR |
dc.description.resumo | As modalidades de ensino, semipresencial e a distância são cada vez mais procuradas pelos que desejam se graduarem no Brasil, os motivos são os mais diversos. E não existe um modelo único de Educação a Distância (EaD), o formato do curso e as condições do cotidiano assim como as necessidades dos estudantes é que definem as melhores metodologias e tecnologias a serem utilizadas. Diante disso o presente trabalho busca confeccionar um material didático de qualidade que possa complementar e contribuir com as aulas práticas da disciplina de Botânica I na modalidade de EaD. Para isso foi realizado inicialmente um levantamento dos temas e materiais utilizados durante as aulas práticas de Botânica I do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Fundação CECIERJ do Consórcio CEDERJ. Posteriormente realizou-se a aplicação de um questionário para os alunos que estavam cursando a disciplina de Botânica I. Em seguida foram realizados um levantamento e a seleção de imagens e materiais incluídos no conteúdo didático para a elaboração do guia ilustrado. A partir do resultado da pesquisa, em que apenas aproximadamente 4% dos alunos participaram do levantamento feito pelo questionário, foi possível constatar que existe uma falta de interesse por parte deles em relação a esta disciplina. Sendo assim, o guia complementar foi confeccionado se atentando em mostrar as estruturas que são explicadas em um material didático já existente para facilitar o desenvolvimento das aulas práticas, e isso proporcionará um maior interesse e aprendizagem dos alunos na disciplina. Dessa forma, é possível concluir que a confecção de um material complementar para as aulas práticas servirá de um importante auxílio para o aluno em seu aprendizado, assim como, para os tutores na elaboração das aulas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JAMiranda.pdf | 3.97 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.