Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14844
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Glaziele Campbell da-
dc.contributor.authorMiranda, Josiane Aparecida-
dc.date.accessioned2021-08-24T17:36:54Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:08Z-
dc.date.issued2016-01-25-
dc.identifier.citationMIRANDA, Josiane Aparecida. Desenvolvimento de recurso didático para as aulas práticas de Botânica I da modalidade de Educação à Distância. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14844-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectMateriais de ensinopt_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectSciences teachingen
dc.subjectTeaching materialsen
dc.subjectEducation, distanceen
dc.subjectBotanyen
dc.titleDesenvolvimento de recurso didático para as aulas práticas de botânica I da modalidade de educação à distânciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8898745147283215pt_BR
dc.contributor.referee1Alexandrino, Camilla Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7703691840425635pt_BR
dc.contributor.referee2Gevú, Kathlyn Vasconcelos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0817999453733639pt_BR
dc.description.resumoAs modalidades de ensino, semipresencial e a distância são cada vez mais procuradas pelos que desejam se graduarem no Brasil, os motivos são os mais diversos. E não existe um modelo único de Educação a Distância (EaD), o formato do curso e as condições do cotidiano assim como as necessidades dos estudantes é que definem as melhores metodologias e tecnologias a serem utilizadas. Diante disso o presente trabalho busca confeccionar um material didático de qualidade que possa complementar e contribuir com as aulas práticas da disciplina de Botânica I na modalidade de EaD. Para isso foi realizado inicialmente um levantamento dos temas e materiais utilizados durante as aulas práticas de Botânica I do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Fundação CECIERJ do Consórcio CEDERJ. Posteriormente realizou-se a aplicação de um questionário para os alunos que estavam cursando a disciplina de Botânica I. Em seguida foram realizados um levantamento e a seleção de imagens e materiais incluídos no conteúdo didático para a elaboração do guia ilustrado. A partir do resultado da pesquisa, em que apenas aproximadamente 4% dos alunos participaram do levantamento feito pelo questionário, foi possível constatar que existe uma falta de interesse por parte deles em relação a esta disciplina. Sendo assim, o guia complementar foi confeccionado se atentando em mostrar as estruturas que são explicadas em um material didático já existente para facilitar o desenvolvimento das aulas práticas, e isso proporcionará um maior interesse e aprendizagem dos alunos na disciplina. Dessa forma, é possível concluir que a confecção de um material complementar para as aulas práticas servirá de um importante auxílio para o aluno em seu aprendizado, assim como, para os tutores na elaboração das aulas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAMiranda.pdf3.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.