Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14845
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A dicotomia animal/homem nos estudos sobre língua e linguagens
Autor(es)/Inventor(es): Neves, Jéssica Barbosa Teodoro
Tutor: Rocha, Leonardo Silvestre Gomes
Resumen: Linguística e Biologia são ciências que apresentam algumas similaridades. Pickering demonstrou que a teoria da evolução de Darwin influenciou alguns grandes pensadores da linguagem a pensar sobre a evolução das línguas. No entanto, quando se trata de relacionar a linguagem humana às linguagens das demais espécies, muitas são as divergências e trabalhos produzidos. Tradicionalmente, defende-se uma diferença qualitativa entre linguagem humana e linguagem das demais espécies. A linguística tenta simplificar e inferiorizar as demais modalidades de linguagens presentes na natureza classificando-as como meros sistemas de comunicação. Os estudos sobre comunicação animal são mais recentes, mas já podem revelar que as linguagens animais não são tão simples como se imaginava. A dicotomia biológico/social de fato não existe, tampouco um abismo entre o homem e o restante da natureza. Pinker utiliza-se da teoria da evolução para abordar a linguagem humana, mas é Oliveira Filho quem argumenta em prol da necessidade de estudar as linguagens animais para compreender nossa própria linguagem. Mais recentemente biólogos e linguistas buscam reunir-se para estudar a história da linguagem. E a mais nova Linguística Ecossistêmica de Couto apresenta propostas promissoras para uma aproximação ente Biologia e Linguagem para maior compreensão do fenômeno linguístico.
Materia: Desenvolvimento da linguagem
Biologia
Linguística
Comunicação animal
Language development
Biology
Linguistics
Animal communication
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Unidade de producción: Instituto de Biologia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 7-ene-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : NEVES, Jéssica Bárbara Teodoro. A dicotomia animal/homem nos estudos sobre língua e linguagens.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JBTNeves.pdf1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.