Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14846
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliação do programa Produtores de Água e Floresta no município de Rio Claro (RJ)
Autor(es)/Inventor(es): Oliveira, Tamiris Nogueira de
Orientador: Chaves, Marcela Cassin
Resumo: A preservação do meio ambiente está intimamente ligada à disponibilidade de água doce potável disponível para a população e pensando na necessidade de preserva os recursos naturais, houve um esforço em conjunto de várias instituições para a criação e implantação do programa Produtores de Água e Floresta, no município de Rio Claro/RJ, que participa com cerca de 15% do total de água que abastece toda a região metropolitana do Rio de Janeiro. A microbacia escolhida para sediar o programa piloto foi a Microbacia do Rio das Pedras. É um programa que trata-se de um pagamento feito ao produtor rural para dispor parte da área de sua propriedade para restauração e preservação da microbacia. O objetivo deste trabalho é quantificar o número de hectares restaurados e preservados pelo programa e identificando se houve um aumento significativo da quantidade e qualidade da água nas propriedades sob a perspectiva dos produtores. Para o atendimento a esses objetivos, um levantamento de dados foi feito junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura e ao Instituto Terra de Preservação Ambiental e realizada uma pesquisa qualitativa junto aos proprietários, utilizando-se um questionário para coletar dados à respeito de mudanças ocorridas ou não nas propriedades após a adesão ao programa. Constatou-se que houve aumento de áreas restauradas e preservadas e melhorias nas propriedades sob a perspectiva dos proprietários após a adesão ao programa.
Palavras-chave: Conservação dos recursos hídricos
Mata Atlântica
Bacias hdrográficas
Política ambiental municipal
Rio Claro (RJ)
Conservation of water resources
Hydrographic basins
Municipal environmental policy
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Biologia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: OLIVEIRA, Tamiris Nogueira de. Avaliação do programa Produtores de Água e Floresta no município de Rio Claro/RJ. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TNOliveira.pdf12.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.