Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14860
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise microbiológica, físico-química e organoléptica da água consumida pela população da cidade de Chiador (MG)
Author(s)/Inventor(s): Silva, Ana Luisa Furtado
Advisor: Cabral, Maulori Curié
Abstract: Este trabalho teve como objetivo analisar a qualidade da água distribuída na cidade de Chiador (MG), em relação aos parâmetros básicos de potabilidade, conforme Portaria de Consolidação nº 05, anexo XX, de 28 de Setembro de 2017. Chiador é uma cidade da Zona da Mata Mineira, com 2.785 habitantes15, aproximadamente, cuja água de abastecimento é oriunda de dois poços artesianos públicos e de duas nascentes localizadas em áreas particulares. De acordo com as análises realizadas entre 2018 e 2019, a água das mencionadas fontes encontram-se com presença de coliformes totais e, nos pontos 3, 14 e 21, especificamente, ocorreu a detecção de Escherichia coli, fato esperado devido à ausência de tratamento da água, pelo município. A consequência disso é o desencadeamento de surtos de doença a população residente10. Os resultados deste trabalho servem como argumento para alertar as autoridades municipais sobre as condições de potabilidade da água consumida pela população Chiadorense, fato este que guarda plena correlação com a qualidade de vida que está sendo oferecida os habitantes.
Keywords: Técnicas microbiológicas
Qualidade da água
Água potável
Chiador (MG)
Microbiological techniques
Water Quality
Drinking water
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Production unit: Instituto de Biologia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Ana Luisa Furtado. Análise microbiológica, físico-química e organoléptica da água consumida pela população da cidade de Chiador (MG). Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas - Modalidade EAD) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALFSilva.pdf3.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.