Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14883
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Aguiar, Juliana Maciel de | - |
dc.contributor.author | Sousa, Arielly Kelly Porfírio de | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-25T18:58:53Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:09Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Arielly Kelly Porfírio de. Avaliação como estratégia de aprendizagem ativa de genética. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas - Modalidade EAD) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14883 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Genética | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem por associação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Teaching-learning | pt_BR |
dc.subject | Genetics | pt_BR |
dc.subject | Association learning | pt_BR |
dc.subject | Educational measurement | pt_BR |
dc.title | Avaliação como estratégia de aprendizagem ativa de genética | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0543168328761482 | pt_BR |
dc.description.resumo | O processo de aprendizagem de genética é um desafio para professores e estudantes. Vocabulário amplo, termos científicos abstratos, conteúdo matemático e distanciamento da realidade são algumas das dificuldades relacionadas à aprendizagem dos conteúdos de genética. No contexto educacional atual é fundamental repensar o processo de aprendizagem em genética e, também, o processo de avaliação utilizados. Neste contexto, o presente trabalho visa propor uma estratégia de avaliação que potencialize a aprendizagem ativa em genética. Foram selecionadas doze imagens cotidianas associadas a genética a fim de compor um quadro ilustrativo a ser utilizado como estímulo disparador da aprendizagem. Em seguida, foram propostos três desafios organizados em sete etapas. Estes desafios são pautados nos objetivos de aprendizagem, de acordo com a Taxonomia de Bloom, e apresentam propostas metodológicas diversificadas que permitem aos estudantes demonstrar, em diferentes níveis da estrutura cognitiva, seus conhecimentos em genética. Ao percorrer as etapas da estratégia avaliativa, o estudante é constantemente estimulado a assumir o protagonismo no processo de aprendizagem e a aprender de forma ativa e colaborativa. Esta estratégia de aprendizagem em genética almeja tornar a avaliação uma atividade prazerosa e dinâmica, além de possibilitar ao estudante fazer parte de sua construção. Sendo assim, a estratégia de avaliação proposta representa uma alternativa às avaliações tradicionais, visto que permite avaliar, acompanhar e quantificar a evolução da aprendizagem dos estudantes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AKPSousa.pdf | 595.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.