Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14883
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAguiar, Juliana Maciel de-
dc.contributor.authorSousa, Arielly Kelly Porfírio de-
dc.date.accessioned2021-08-25T18:58:53Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:09Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOUSA, Arielly Kelly Porfírio de. Avaliação como estratégia de aprendizagem ativa de genética. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas - Modalidade EAD) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14883-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.subjectAprendizagem por associaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectGeneticspt_BR
dc.subjectAssociation learningpt_BR
dc.subjectEducational measurementpt_BR
dc.titleAvaliação como estratégia de aprendizagem ativa de genéticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0543168328761482pt_BR
dc.description.resumoO processo de aprendizagem de genética é um desafio para professores e estudantes. Vocabulário amplo, termos científicos abstratos, conteúdo matemático e distanciamento da realidade são algumas das dificuldades relacionadas à aprendizagem dos conteúdos de genética. No contexto educacional atual é fundamental repensar o processo de aprendizagem em genética e, também, o processo de avaliação utilizados. Neste contexto, o presente trabalho visa propor uma estratégia de avaliação que potencialize a aprendizagem ativa em genética. Foram selecionadas doze imagens cotidianas associadas a genética a fim de compor um quadro ilustrativo a ser utilizado como estímulo disparador da aprendizagem. Em seguida, foram propostos três desafios organizados em sete etapas. Estes desafios são pautados nos objetivos de aprendizagem, de acordo com a Taxonomia de Bloom, e apresentam propostas metodológicas diversificadas que permitem aos estudantes demonstrar, em diferentes níveis da estrutura cognitiva, seus conhecimentos em genética. Ao percorrer as etapas da estratégia avaliativa, o estudante é constantemente estimulado a assumir o protagonismo no processo de aprendizagem e a aprender de forma ativa e colaborativa. Esta estratégia de aprendizagem em genética almeja tornar a avaliação uma atividade prazerosa e dinâmica, além de possibilitar ao estudante fazer parte de sua construção. Sendo assim, a estratégia de avaliação proposta representa uma alternativa às avaliações tradicionais, visto que permite avaliar, acompanhar e quantificar a evolução da aprendizagem dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AKPSousa.pdf595.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.