Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/14883
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Avaliação como estratégia de aprendizagem ativa de genética |
Autor(es)/Inventor(es): | Sousa, Arielly Kelly Porfírio de |
Tutor: | Aguiar, Juliana Maciel de |
Resumen: | O processo de aprendizagem de genética é um desafio para professores e estudantes. Vocabulário amplo, termos científicos abstratos, conteúdo matemático e distanciamento da realidade são algumas das dificuldades relacionadas à aprendizagem dos conteúdos de genética. No contexto educacional atual é fundamental repensar o processo de aprendizagem em genética e, também, o processo de avaliação utilizados. Neste contexto, o presente trabalho visa propor uma estratégia de avaliação que potencialize a aprendizagem ativa em genética. Foram selecionadas doze imagens cotidianas associadas a genética a fim de compor um quadro ilustrativo a ser utilizado como estímulo disparador da aprendizagem. Em seguida, foram propostos três desafios organizados em sete etapas. Estes desafios são pautados nos objetivos de aprendizagem, de acordo com a Taxonomia de Bloom, e apresentam propostas metodológicas diversificadas que permitem aos estudantes demonstrar, em diferentes níveis da estrutura cognitiva, seus conhecimentos em genética. Ao percorrer as etapas da estratégia avaliativa, o estudante é constantemente estimulado a assumir o protagonismo no processo de aprendizagem e a aprender de forma ativa e colaborativa. Esta estratégia de aprendizagem em genética almeja tornar a avaliação uma atividade prazerosa e dinâmica, além de possibilitar ao estudante fazer parte de sua construção. Sendo assim, a estratégia de avaliação proposta representa uma alternativa às avaliações tradicionais, visto que permite avaliar, acompanhar e quantificar a evolução da aprendizagem dos estudantes. |
Materia: | Ensino-aprendizagem Genética Aprendizagem por associação Avaliação educacional Teaching-learning Genetics Association learning Educational measurement |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Unidade de producción: | Instituto de Biologia |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2018 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | SOUSA, Arielly Kelly Porfírio de. Avaliação como estratégia de aprendizagem ativa de genética. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas - Modalidade EAD) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Aparece en las colecciones: | Ciências Biológicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AKPSousa.pdf | 595.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.