Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14883
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Avaliação como estratégia de aprendizagem ativa de genética
Autor(es)/Inventor(es): Sousa, Arielly Kelly Porfírio de
Tutor: Aguiar, Juliana Maciel de
Resumen: O processo de aprendizagem de genética é um desafio para professores e estudantes. Vocabulário amplo, termos científicos abstratos, conteúdo matemático e distanciamento da realidade são algumas das dificuldades relacionadas à aprendizagem dos conteúdos de genética. No contexto educacional atual é fundamental repensar o processo de aprendizagem em genética e, também, o processo de avaliação utilizados. Neste contexto, o presente trabalho visa propor uma estratégia de avaliação que potencialize a aprendizagem ativa em genética. Foram selecionadas doze imagens cotidianas associadas a genética a fim de compor um quadro ilustrativo a ser utilizado como estímulo disparador da aprendizagem. Em seguida, foram propostos três desafios organizados em sete etapas. Estes desafios são pautados nos objetivos de aprendizagem, de acordo com a Taxonomia de Bloom, e apresentam propostas metodológicas diversificadas que permitem aos estudantes demonstrar, em diferentes níveis da estrutura cognitiva, seus conhecimentos em genética. Ao percorrer as etapas da estratégia avaliativa, o estudante é constantemente estimulado a assumir o protagonismo no processo de aprendizagem e a aprender de forma ativa e colaborativa. Esta estratégia de aprendizagem em genética almeja tornar a avaliação uma atividade prazerosa e dinâmica, além de possibilitar ao estudante fazer parte de sua construção. Sendo assim, a estratégia de avaliação proposta representa uma alternativa às avaliações tradicionais, visto que permite avaliar, acompanhar e quantificar a evolução da aprendizagem dos estudantes.
Materia: Ensino-aprendizagem
Genética
Aprendizagem por associação
Avaliação educacional
Teaching-learning
Genetics
Association learning
Educational measurement
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Unidade de producción: Instituto de Biologia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SOUSA, Arielly Kelly Porfírio de. Avaliação como estratégia de aprendizagem ativa de genética. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas - Modalidade EAD) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AKPSousa.pdf595.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.