Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14884
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira, Ariane Oliveira | - |
dc.contributor.author | Hottum, Cyro Cezar Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-25T19:33:48Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:09Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-29 | - |
dc.identifier.citation | HOTTUM, Cyro Cezar Teixeira. Facebook na educação: tensões e harmonias. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14884 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Sciences teaching | en |
dc.subject | Teaching and learning | en |
dc.subject | Elementary School | en |
dc.subject | High school | en |
dc.title | Facebook na educação: tensões e harmonias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1798938913124559 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Guedes, Amadeu da Silva | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8642882638030507 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rocha, Ana Paula de Sousa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8843674802036272 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza, Paulo Roberto Azevedo de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1944836402752269 | pt_BR |
dc.description.resumo | A discussão das tensões e harmonias, que poderão estar associadas ao uso do Facebook no ensino-aprendizado em nosso país, estará presente nesta pesquisa bibliográfica. Como itens importantes dessa discussão acerca da eficácia ou ineficácia do Facebook no ensino de Ciências/Biologia, podemos citar a acessibilidade à rede internet e ao grande número de usuários dessa plataforma. A falta de laboratórios de Ciências/Biologia no Ensino Fundamental e Médio nas escolas brasileiras é uma realidade e algo aqui a ser discutido. Dentro desta realidade, a proposta deste trabalho também é de que o Facebook poderia auxiliar como ambientalizador no ensino-aprendizado. Auxiliar no sentido de que é um instrumento capaz de hospedar mídias diversas: vídeos, imagens, textos e jogos. Os vídeos, especificamente, poderiam trazer já experimentos feitos em laboratórios, auxiliando assim alguma assimilação de fenômenos pelos estudantes. Nesse veio, caberá também a problematização acerca experimentos, discussões e outras atividades que poderiam ser trabalhadas pelos docentes ao usar a plataforma no ensino de Ciências/Biologia. Essa problematização, visa a sugerir novas formas de uso dessa plataforma. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CCTHottum.pdf | 693.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.