Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14884
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Ariane Oliveira-
dc.contributor.authorHottum, Cyro Cezar Teixeira-
dc.date.accessioned2021-08-25T19:33:48Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:09Z-
dc.date.issued2018-11-29-
dc.identifier.citationHOTTUM, Cyro Cezar Teixeira. Facebook na educação: tensões e harmonias. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14884-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectSciences teachingen
dc.subjectTeaching and learningen
dc.subjectElementary Schoolen
dc.subjectHigh schoolen
dc.titleFacebook na educação: tensões e harmoniaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1798938913124559pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Guedes, Amadeu da Silva-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8642882638030507pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Ana Paula de Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8843674802036272pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Paulo Roberto Azevedo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1944836402752269pt_BR
dc.description.resumoA discussão das tensões e harmonias, que poderão estar associadas ao uso do Facebook no ensino-aprendizado em nosso país, estará presente nesta pesquisa bibliográfica. Como itens importantes dessa discussão acerca da eficácia ou ineficácia do Facebook no ensino de Ciências/Biologia, podemos citar a acessibilidade à rede internet e ao grande número de usuários dessa plataforma. A falta de laboratórios de Ciências/Biologia no Ensino Fundamental e Médio nas escolas brasileiras é uma realidade e algo aqui a ser discutido. Dentro desta realidade, a proposta deste trabalho também é de que o Facebook poderia auxiliar como ambientalizador no ensino-aprendizado. Auxiliar no sentido de que é um instrumento capaz de hospedar mídias diversas: vídeos, imagens, textos e jogos. Os vídeos, especificamente, poderiam trazer já experimentos feitos em laboratórios, auxiliando assim alguma assimilação de fenômenos pelos estudantes. Nesse veio, caberá também a problematização acerca experimentos, discussões e outras atividades que poderiam ser trabalhadas pelos docentes ao usar a plataforma no ensino de Ciências/Biologia. Essa problematização, visa a sugerir novas formas de uso dessa plataforma.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CCTHottum.pdf693.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.