Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1489
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A percepção do tempo através do jornalismo contemporâneo: a valorização do presente e a demanda de memória no jornal O Globo
Autor(es)/Inventor(es): Carvalho, Bruno Leal Pastor de
Tutor: Strozenberg, Ilana
Resumen: Analisa a percepção do tempo das sociedades ocidentais contemporâneas através de uma escrita jornalística baseada na valorização de um presente cada vez mais efêmero e instável. Alinhado aos avanços tecnológicos na área da comunicação e ao quadro político-ideológico do pós Guerra Fria, o jornalismo se tornou não apenas expressão de um novo regime de temporalidade, mas também um “sujeito” participativo na construção deste regime. Esta nova forma do homem se relacionar com tempo provoca uma série de mudanças no seio da sociedade, dentre as quais a emergência de uma forte demanda por memória, encorajada pelo próprio jornalismo. O estudo tem como fonte o jornal O Globo, dando ênfase ao período que vai de 2005 a 2006.
Materia: Jornalismo
Memória
Contemporaneidade
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 29-nov-2006
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : Carvalho, Bruno Leal Pastor de. A percepção do tempo através do jornalismo contemporâneo: a valorização do presente e a demanda de memória no jornal O Globo. 2006. 116 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BLPCarvalho.pdf7.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.