Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14904
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O vírus da desinformação: a propagação das notícias falsas pela imprensa durante a Revolta da Vacina, no século passado, e o movimento contra a vacina do sarampo na internet
Autor(es)/Inventor(es): Hecht, Larissa Infante
Orientador: Costa, Cristiane Henriques
Resumo: Informações falsas, mentiras e desinformação não são novidade na história, especialmente no campo da saúde. Na época da Revolta da Vacina, em 1904, já circulavam notícias falsas que ajudaram a arquitetar o primeiro motim popular contra o imunizante. Com a internet e, principalmente, com as redes sociais, há uma maior circulação de informações, bem como de desinformação acerca das vacinas. O presente trabalho busca analisar de que modo os argumentos usados pela imprensa, na época da Revolta da Vacina, se assemelham aos difundidos pelo movimento antivacina nas redes sociais atualmente. Para isso, o trabalho analisa a origem do movimento antivacina, desde o surgimento das primeiras formas do imunizante, e mostra as semelhanças e diferenças do discurso usado nos dois períodos. O estudo ainda leva em consideração o contexto de surgimento das fake news e das ferramentas de comunicação online, observando de que modo essas mudanças tecnológicas aproximam ou afastam os dois momentos históricos, bem como de que forma essas ferramentas estão contribuindo para o retorno de doenças previníveis pelas vacinas, como o sarampo.
Palavras-chave: Desinformação
Vacina
Sarampo
Fake news
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 18-Dez-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: HECHT, Larissa Infante. O vírus da desinformação: a propagação das notícias falsas pela imprensa durante a Revolta da Vacina, no século passado, e o movimento contra a vacina do sarampo na internet. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LHecht.pdf939.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.