Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14961
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarbosa, Marialva Carlos-
dc.contributor.authorDibo, Thales Leal-
dc.date.accessioned2021-08-31T01:17:07Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:12Z-
dc.date.issued2021-07-19-
dc.identifier.citationDIBO, Thales Leal. Jornalismo imersivo: a reportagem The Displaced do The New York Times. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14961-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectThe New York Timespt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.titleJornalismo imersivo: a reportagem The Displaced do The New York Timespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Alice Carvalho de-
dc.contributor.referee2Costa, Cristiane Henriques-
dc.description.resumoO trabalho aborda o conceito de Jornalismo Imersivo e busca analisar os impactos das tecnologias de realidade virtual nas produções jornalísticas e os seus efeitos sobre o público, através da análise da reportagem The Displaced, produzida pelo jornal americano The New York Times. Para isso, é realizada uma contextualização de como as transformações tecnológicas interferem nas práticas e processos jornalísticos, sobretudo a maneira em que a internet e os dispositivos móveis modificam o comportamento do público em relação ao consumo das notícias e o cotidiano dos jornalistas dentro das redações. Além disso, os aspectos fundamentais do chamado jornalismo imersivo são discutidos através de estudos teóricos e utilizados para analisar a reportagem em realidade virtual. Através do processo de imersão do autor no objeto, é possível identificar os recursos audiovisuais e artifícios narrativos que influenciam na sensação de presença dos espectadores nos ambientes simulados, e conclui-se que os conteúdos jornalísticos em realidade virtual promovem um maior envolvimento emocional da audiência ao permitir que a história de um personagem seja vivenciada em primeira pessoa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TDibo.pdf800.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.