Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14961
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Barbosa, Marialva Carlos | - |
dc.contributor.author | Dibo, Thales Leal | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-31T01:17:07Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:12Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-19 | - |
dc.identifier.citation | DIBO, Thales Leal. Jornalismo imersivo: a reportagem The Displaced do The New York Times. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14961 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | The New York Times | pt_BR |
dc.subject | Jornalismo | pt_BR |
dc.subject | Realidade virtual | pt_BR |
dc.title | Jornalismo imersivo: a reportagem The Displaced do The New York Times | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Melo, Alice Carvalho de | - |
dc.contributor.referee2 | Costa, Cristiane Henriques | - |
dc.description.resumo | O trabalho aborda o conceito de Jornalismo Imersivo e busca analisar os impactos das tecnologias de realidade virtual nas produções jornalísticas e os seus efeitos sobre o público, através da análise da reportagem The Displaced, produzida pelo jornal americano The New York Times. Para isso, é realizada uma contextualização de como as transformações tecnológicas interferem nas práticas e processos jornalísticos, sobretudo a maneira em que a internet e os dispositivos móveis modificam o comportamento do público em relação ao consumo das notícias e o cotidiano dos jornalistas dentro das redações. Além disso, os aspectos fundamentais do chamado jornalismo imersivo são discutidos através de estudos teóricos e utilizados para analisar a reportagem em realidade virtual. Através do processo de imersão do autor no objeto, é possível identificar os recursos audiovisuais e artifícios narrativos que influenciam na sensação de presença dos espectadores nos ambientes simulados, e conclui-se que os conteúdos jornalísticos em realidade virtual promovem um maior envolvimento emocional da audiência ao permitir que a história de um personagem seja vivenciada em primeira pessoa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.