Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14961
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Jornalismo imersivo: a reportagem The Displaced do The New York Times
Autor(es)/Inventor(es): Dibo, Thales Leal
Tutor: Barbosa, Marialva Carlos
Resumen: O trabalho aborda o conceito de Jornalismo Imersivo e busca analisar os impactos das tecnologias de realidade virtual nas produções jornalísticas e os seus efeitos sobre o público, através da análise da reportagem The Displaced, produzida pelo jornal americano The New York Times. Para isso, é realizada uma contextualização de como as transformações tecnológicas interferem nas práticas e processos jornalísticos, sobretudo a maneira em que a internet e os dispositivos móveis modificam o comportamento do público em relação ao consumo das notícias e o cotidiano dos jornalistas dentro das redações. Além disso, os aspectos fundamentais do chamado jornalismo imersivo são discutidos através de estudos teóricos e utilizados para analisar a reportagem em realidade virtual. Através do processo de imersão do autor no objeto, é possível identificar os recursos audiovisuais e artifícios narrativos que influenciam na sensação de presença dos espectadores nos ambientes simulados, e conclui-se que os conteúdos jornalísticos em realidade virtual promovem um maior envolvimento emocional da audiência ao permitir que a história de um personagem seja vivenciada em primeira pessoa.
Materia: The New York Times
Jornalismo
Realidade virtual
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 19-jul-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : DIBO, Thales Leal. Jornalismo imersivo: a reportagem The Displaced do The New York Times. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TDibo.pdf800.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.