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dc.contributor.advisorAraujo, Marcelo Castaneda de-
dc.contributor.authorRocha, Elisa Nesi-
dc.date.accessioned2021-08-31T13:43:29Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:13Z-
dc.date.issued2020-10-13-
dc.identifier.citationROCHA, Elisa Nesi. O empoderamento da mulher preta pela estética: cabelo afro e o mercado capilar nas redes sociais. 2020. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14973-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulher negrapt_BR
dc.subjectEmpoderamentopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectMercado de belezapt_BR
dc.subjectCabelopt_BR
dc.titleO empoderamento da mulher preta pela estética: cabelo afro e o mercado capilar nas redes sociaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9559072716365586pt_BR
dc.contributor.referee1Miranda, Ana Paula Celso de-
dc.description.resumoEssa monografia busca compreender as relações existentes entre o movimento de empoderamento de mulheres pretas através da estética de seus cabelos e a expansão do mercado capilar para linhas de produtos específicas para esses tipos de fios. Para tal, é feito um resgate histórico da escravidão e suas consequências no corpo das descendentes dos escravizados, assim como o caminhar que diversos movimentos sociais travaram para a construção de uma valorização dos traços e fenótipos das mulheres frutos da diáspora. Em seguida, serão aprofundadas questões que permeiam o processo de empoderamento especificamente através da estética, suas ligações intrínsecas com os movimentos sociais que colocam mulheres pretas como protagonistas e como ele se traduz no corpo, principalmente no cabelo. Após, serão analisados o mercado e o uso do marketing nesse panorama, mostrando como o consumo é entendido como forma de pertencimento e valorização social. Por fim, através da análise das respostas de questionário online e da análise de conteúdo de comunicações em redes sociais das marcas NatuHair, Lola Cosmetics e Salon Line, são estabelecidas relações intrínsecas entre o uso de categorias do imaginário dos movimentos sociais pelas organizações como modo de mobilizar suas consumidoras, e, por outro lado, como esse olhar das empresas contribui para o empoderamento de mulheres pretas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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