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Tipo: Trabalho de conclusão de especialização
Título: Avaliação de impacto de treinamento como método de avaliação do curso de qualificação para gestores da atenção primária à saúde no município do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Carvajal, Nicole Marie Rousseau
Orientador: Minozzo, Fabiane
Coorientador: Oliveira, Egleubia Andrade de
Resumo: A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, considerando a expansão da Atenção Primária à Saúde e a necessidade de qualificar os profissionais que atuam na rede, elaborou o Curso de Qualificação para Gestores de Unidades de Atenção Primária à Saúde (APS). Este curso teve como objetivo munir os gestores de ferramentas que possibilitassem o aprimoramento do trabalho em gestão na APS. Durante as últimas turmas do ano de 2017, seus organizadores demonstraram interesse na realização de uma avaliação que promovesse informações sobre os efeitos do curso no cotidiano de trabalho dos gestores que participaram desta formação. Com o intuito de auxiliar na construção de uma avaliação voltada a esta iniciativa, o presente trabalho tem como objetivo elaborar um instrumento de avaliação voltado ao Curso de Qualificação para Gestores da Atenção Primária à Saúde do Município do Rio de Janeiro, utilizando o método de Avaliação de Impacto de Treinamento em Profundidade e Amplitude. Para subsidiar a construção do instrumento de avaliação, foi realizada uma análise documental tendo como foco a identificação dos conteúdos e objetivos do curso. A partir da análise do material, foram identificados os conteúdos apresentados, objetivo geral e seus objetivos específicos, possibilitando a elaboração de objetivos de desempenho compatíveis, inseridos no instrumento de avaliação. Como produto deste trabalho, são propostos dois questionários fechados, além de um questionário voltado ao levantamento do perfil profissional dos participantes. O desenvolvimento do presente trabalho possibilitou a construção de uma proposta de instrumento visando contribuir para a formulação de uma proposta de avaliação do curso. Com relação às limitações do instrumento apresentado, uma limitação é que este tipo de instrumento se propõe a mensurar as mudanças ocorridas a nível individual, não avaliando os resultados decorrentes das ações de treinamento a nível institucional. Contudo, realizar uma avaliação com o intuito de avaliar o impacto em indicadores de saúde pode se apresentar como uma tarefa árdua. Desta forma, o método proposto é uma alternativa para mensurar os impactos a nível individual do treinamento, possibilitando análises para identificação de quais variáveis encontram-se com os piores desempenhos. A partir destas análises, os organizadores do curso podem planejar novas estratégias. Espera-se que este trabalho possa estimular a aplicação dos instrumentos propostos, assim como a análise dos resultados e planejamento de outras ações voltadas à qualificação dos gestores das Unidades de APS do município do Rio de Janeiro.
Resumo: The Municipal Health Department of Rio de Janeiro, considering the expansion of Primary Health Care and the need to qualify professionals who work in the network, developed the Qualification Course for Care Unit Managers Primary Health Care (APS). This course aimed to provide managers with tools that enabled the improvement of management work in the PHC. During the last classes of the year 2017, its organizers demonstrated interest in carrying out an assessment that would promote information about the effects of the course on the daily work of managers who participated in this formation. In order to assist in the construction of an assessment aimed at this initiative, this work aims to develop an instrument for assessment aimed at the Qualification Course for Primary Care Managers to Health of the Municipality of Rio de Janeiro, using the Impact Assessment method of Depth and Amplitude Training. To subsidize the construction of the assessment instrument, a document analysis was carried out focusing on the identification of course contents and objectives. From the analysis of the material, the contents presented were identified, general objective and its objectives specific, enabling the development of compatible performance goals, inserted in the assessment instrument. As a product of this work, two closed questionnaires, in addition to a questionnaire aimed at surveying the professional profile of the participants. The development of this work enabled the construction of a proposal for an instrument aimed at contributing to the formulation of a proposal for the evaluation of the course. Regarding the limitations of the presented instrument, a limitation is that this type of instrument is intended to measure the changes that have occurred at the individual level, not evaluating the results resulting from training actions at the institutional level. However, perform a evaluation in order to assess the impact on health indicators can be present as a chore. Thus, the proposed method is a alternative to measure the impacts at the individual level of training, enabling analyzes to identify which variables meet the worst performances. From these analyses, course organizers can plan new strategies. It is hoped that this work can stimulate the application of the proposed instruments, as well as the analysis of the results and planning of other actions aimed at the qualification of managers of the PHC Units of the municipality of Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Avaliação educacional
Avaliação de desempenho profissional
Avaliação de recursos humanos em saúde
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Programa: Curso de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva
Unidade produtora: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Jul-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CARVAJAL, Nicole Marie Rousseau. Avaliação de impacto de treinamento como método de avaliação do curso de qualificação para gestores da atenção primária à saúde no município do Rio de Janeiro. 2019. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
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