Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15053
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Economia comportamental e políticas públicas: experiências internacionais selecionadas
Autor(es)/Inventor(es): Gomes, Guilherme Gothardo Soares
Orientador: Marcato, Marília Bassetti
Resumo: A economia comportamental é uma área de conhecimento que reaproxima a ciência econômica dos fundamentos psicológicos para compreender o comportamento dos indivíduos no processo de tomada de decisões. Recentemente, o arcabouço teórico da economia comportamental apresentou uma série de desdobramentos normativos, com diversos países criando equipes especiais com a missão de incorporar os conceitos e ferramentas da economia comportamental à formulação de políticas públicas. Embora o axioma da racionalidade plena dos agentes econômicos continue como um dos postulados que orienta grande parte das políticas públicas do início do século XXI, é possível verificar a crescente incorporação de conceitos e ferramentas da economia comportamental que buscam descrever de maneira mais realista as escolhas dos indivíduos e contribuir com a formulação de políticas públicas mais efetivas. Este trabalho tem como objetivo realizar um mapeamento das políticas públicas que vêm sendo realizadas ao redor do mundo com amparo da economia comportamental, identificando quais os conceitos e ferramentas utilizados na formulação dessas políticas governamentais e demonstrando como ocorreu a aplicação dos mesmos. Para tanto, serão apresentadas doze políticas públicas de diferentes países, como Austrália, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos e Costa Rica, que foram realizadas entre os anos 2004 e 2019, e incorporam a economia comportamental como escopo e ferramenta em suas formulações. Inicialmente, esta monografia buscará introduzir alguns elementos fundamentais do abrangente campo da economia comportamental, tomando como base seus principais autores e suas contribuições teóricas, com destaque para a influência do ambiente, experiência, hábitos, emoções e capacidade cognitiva limitada do processo decisório.Posteriormente, será apresentado o relatório mindspace, publicado pelo Cabinet Office do Reino Unido, que aborda importantes aspectos sobre como influenciar o comportamento das pessoas a partir de políticas públicas e apresenta uma interação entre teoria e aplicação ao reunir os principais aspectos que devem ser apropriados pelos formuladores de políticas públicas para alcançar maior efetividade em suas ações. Por último, iremos apresentar algumas políticas públicas realizadas por diferentes países, suas unidades comportamentais e entidades que embarcaram em esforço conjunto na aplicação da economia comportamental como ferramenta para formulação de políticas públicas.
Palavras-chave: Políticas públicas
Economia comportamental
Nudge
Public policy
Behavioral economics
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Out-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GOMES, Guilherme Gothardo Soares. Economia comportamental e políticas públicas: experiências internacionais selecionadas. 2020. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GGSGomes.pdf355.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.