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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorAraujo, Marcelo Castaneda de-
dc.contributor.authorSantos, Victor Gabriel Cesar Pereira-
dc.date.accessioned2021-09-06T19:01:28Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:17Z-
dc.date.issued2020-10-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Victor Gabriel Cesar Pereira. Privacidade violada: os limites éticos do uso de dados na propaganda digital. 2020. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15069-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrivacidadept_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectMarketing digitalpt_BR
dc.subjectDados pessoaispt_BR
dc.subjectSociedade de consumopt_BR
dc.subjectPrivacypt_BR
dc.subjectEthicspt_BR
dc.subjectPersonal data protectionpt_BR
dc.titlePrivacidade violada: os limites éticos do uso de dados na propaganda digitalpt_BR
dc.title.alternativeViolation de la confidentialité: l’ethique dans l’usage des donnees personnelles dans le marketing digitalpt_BR
dc.title.alternativeViolated privacy: ethical limits of the use of personal data by digital marketingpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9559072716365586pt_BR
dc.contributor.referee1Bittencourt, Renato Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5173102478506111pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia aborda a ética no uso de dados pessoais pelo marketing digital e a violação da privacidade dos compradores online e usuários da internet em geral. O marketing surge no contexto da sociedade de consumo, visando criar uma insatisfação constante no consumidor, induzindo-o assim ao consumo. Para atingir esse objetivo o marketing precisa atingir o seu público-alvo e, graças à internet e os cookies (dados pessoais) coletados, é capaz de fornecer anúncios individualizados para cada usuário. Esses dados pessoais coletados levantam inúmeros questionamentos éticos sobre violação do direito à privacidade e suas implicações legais. O objetivo da pesquisa foi determinar a opinião da população amostrada sobre o aspecto ético do uso de dados pessoais no marketing digital, tendo como hipótese de pesquisa que a população amostrada considera que o marketing digital viola os padrões éticos esperados pela sociedade. Com base nos resultados, chegamos à conclusão de que a hipótese de pesquisa é verdadeira e que o modelo de monetização das grandes empresas de internet com coleta de dados pessoais através de cookies para vendas de anúncios personalizados não agrada a população amostrada. Além disso, a imensa maioria considera que existe um excesso de anúncios na internet, entretanto, um modelo alternativo de monetização baseado em mensalidades não agradou tanto os participantes da pesquisa. Também vale ressaltar que poucos participantes afirmaram que leem os chamados “Termos e Condições de Uso” ou a política de privacidade dos serviços digitais antes de aceitar. A curto prazo é difícil pensar que esse modelo de monetização com anúncios seja modificado, mas as instituições legisladoras devem estabelecer normas que dificultem o uso de dados pessoais pelo marketing digital. Considerese ainda a necessidade de estabelecer medidas que obriguem essas empresas a fornecer versões simplificadas de seus termos e condições de uso, aliadas à uma conscientização dos usuários para a importância de ler estes termos e condições para saberem com o que estão concordando.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Administração

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