Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/15079
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Aplicação do Modelo Fleuriet: um estudo do desempenho financeiro das empresas do segmento de telefonia móvel
Autor(es)/Inventor(es): Ricardo, Letícia Rodrigues
Tutor: Hemsley, Pedro James Frias
Resumen: Este trabalho tem como objetivo estudar, de forma comparativa, o desempenho financeiro das principais empresas do segmento de telefonia móvel entre 2016 e 2019. Foram selecionadas as demonstrações financeiras das empresas Claro, Tim, Oi e Vivo, disponibilizadas no site da CVM. A partir dessas informações, foi feita a reorganização do balanço patrimonial e o cálculo dos índices do modelo Fleuriet. Em seguida, foram calculados os índices de lucratividade e endividamento. Ao término do estudo, constatou-se que as empresas Claro, Telefônica e Tim mantiveram índice de liquidez real próximo a 1, índices de lucratividade crescentes ou dentro da média do setor e índices de endividamento dentro do limite geralmente considerado pelo mercado. Por outro lado, a Oi obteve índice de liquidez real significativamente inferior a 1 nos dois primeiros anos e índices de lucratividade e endividamento ruins em relação as outras empresas do segmento. Esses resultados evidenciam os problemas financeiros da empresa. Além disso, através do estudo puderam ser feitas recomendações as companhias e aos usuários da contabilidade sobre o uso equivocado de apenas um grupo de indicadores.
Materia: Análise financeira
Modelo Fleuriet
Operadoras de telefonia móvel
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2020
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : RICARDO, Letícia Rodrigues. Aplicação do Modelo Fleuriet: um estudo do desempenho financeiro das empresas do segmento de telefonia móvel. 2020. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LRRicardo.pdf468.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.