Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15080
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Capacidade de pagamento e qualidade da gestão fiscal: um estudo nas capitais brasileiras de 2014 a 2016
Autor(es)/Inventor(es): Abreu, Carlos A. F. de
Orientador: Cruz, Claudia Ferreira da
Resumo: O presente estudo ambicionou analisar a relação entre a Capacidade de Pagamento (CAPAG) sob a égide da Portaria nº 501/2017 e o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), no período de 2014 a 2016. O estudo considera que a capacidade de pagamento dos entes públicos é uma dimensão potencialmente relacionada com a qualidade fiscal dos mesmos. Sob essa ótica, a pesquisa mediu, a partir de dados do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e Relatório da Gestão Fiscal (RGF), a CAPAG das 26 capitais brasileiras a partir dos três indicadores: Índice de Endividamento, Índice de Poupança Corrente e Índice de Liquidez. O IFGF foi consultado no site da FIRJAN de acordo com a antiga metodologia, que era baseada nos cinco indicadores: Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida. As capitais Macapá e João Pessoa foram excluídas da amostra devido à falta de informações para cálculo da CAPAG, tendo então o estudo uma amostra de 72 observações. As estatísticas descritivas elaboradas revelaram que ambas as dimensões apresentaram aderência na variação durante os anos em análise, além de apresentar pequena dispersão da amostra em relação à média, visualizada nos gráficos de dispersão elaborados. Além disso, não foi verificada variação regional relevante quando comparadas as dimensões analisadas. Para verificação da existência ou não de relação entre as variáveis, foi utilizada a Correlação de Spearman como metodologia estatística. Os resultados do teste de correlação confirmaram a existência de relação positiva e significativa entre a capacidade de pagamento e o Índice Firjan de Gestão Fiscal, atingindo assim o objetivo do estudo.
Palavras-chave: Orçamento
Gestão fiscal
Firjan
CAPAG
IFGF
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ABREU, Carlos A. F. de. Capacidade de pagamento e qualidade da gestão fiscal: um estudo nas capitais brasileiras de 2014 a 2016. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAFAbreu.pdf274.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.