Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/15087
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | O processo de transição energética e a introdução da mobilidade elétrica: um estudo de caso de Portugal |
Autor(es)/Inventor(es): | Leal, Luiza Masseno de Pinho Santiago |
Tutor: | Castro, Nivalde José de |
Resumen: | Diante do contexto de transição energética, a descarbonização das atividades econômicas ganha relevância a partir do agravamento dos efeitos das mudanças climáticas, provenientes do aquecimento global. Os setores de energia e de transportes se destacam como os principais responsáveis pela emissão de gases do efeito estufa (GEE). Em função deste cenário e das políticas públicas para mitigar seus impactos negativos, a mobilidade elétrica (ME) se apresenta como uma nova rota de inovação tecnológica, contribuindo na direção de uma economia de baixo carbono. No âmbito deste contexto, o presente estudo tem como objetivo central analisar o papel das políticas públicas no processo de introdução e difusão da ME em Portugal, no período de 2009 a 2020. Também são examinadas as inovações regulatórias, principais motivações e os objetivos estratégicos do país. Além disso, analisam-se as principais medidas e diretrizes da União Europeia (UE) para a promoção do desenvolvimento da ME, as quais impactam o conjunto de países pertencentes ao bloco. A metodologia do trabalho consistiu na revisão bibliográfica sobre o tema. A experiência de Portugal no âmbito da promoção da ME, durante o período de 2009 a 2020, indica as fases de desenvolvimento, aprimoramento, adaptação e tendências inovadoras desenvolvidas a partir de uma decisão estratégica de política pública. Dessa forma, foi possível verificar o papel fundamental da atuação governamental nos últimos anos para a promoção do desenvolvimento do ecossistema de ME em Portugal. Nessa fase take off, o Estado teve um papel proativo diante desta tecnologia disruptiva. No entanto, após o impulso inicial, a tendência é que a iniciativa privada passe a ser a responsável pelo desenvolvimento de novos projetos. Assim, o estudo procura contribuir para o maior conhecimento sobre o tema, notadamente no campo das políticas públicas e inovações regulatórias para a ME. |
Materia: | Transição energética Mobilidade elétrica Portugal |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Unidade de producción: | Instituto de Economia |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2020 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | LEAL, Luiza Masseno de Pinho Santiago. O processo de transição energética e a introdução da mobilidade elétrica: um estudo de caso de Portugal. 2020. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Aparece en las colecciones: | Ciências Econômicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LMPSLeal.pdf | 815.8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.