Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15097
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise de impacto socioeconômico da produção de gás natural em terra a partir do estudo de caso de Santo Antônio dos Lopes
Autor(es)/Inventor(es): Antoun Netto, Lucas Silveira
Orientador: Almeida, Edmar Luiz Fagundes de
Resumo: Se por um lado os números do offhsore brasileiro são atrativos quantitativa e qualitativamente, por outro sua importância não pode negligenciar o crescimento de outras frentes na indústria. Nesse contexto, o município de Santo Antônio dos Lopes, no Maranhão, coloca-se como objeto de análise para discutir a importância de mecanismos de atração de investimentos para a atividade de produção de gás em terra no Brasil. Desde que a Eneva S.A. iniciou produção de gás com fins de geração termelétrica no município, a cidade conviveu com um notável ciclo de desenvolvimento socioeconômico. Além de auferir um Produto Interno Bruto doze vezes maior no ano seguinte ao início das operações, dados apontam que salário médio mensal na cidade quadruplicou e dezenas de novas empresas foram abertas no município, havendo indicativos – inclusive – de que a atividade tenha intensificado a demanda por serviços em municípios vizinhos. Mais que estudar os impactos econômicos naturalmente ocasionados pela geração de empregos e pela conseguinte injeção de renda no município, é possível estudar se o valor arrecadado em royalties de fato se reverte em melhorias para o bem-estar local. No caso de Santo Antônio dos Lopes, há indícios de que o aumento na arrecadação culminou em mais recursos destinados à saúde e educação, o que se refletiu em melhores índices nestas duas áreas. Nesse ínterim, em face do potencial geológico brasileiro para a exploração e produção de gás natural, se faz pertinente analisar o caso de Santo Antônio dos Lopes para depreender as alterações no âmbito regulatório e legal que podem contribuir para o desenvolvimento de novas cidades ao redor do país.
Palavras-chave: Impacto socioeconômico
Produção de gás natural
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ANTOUN NETTO, Lucas Silveira. Análise de impacto socioeconômico da produção de gás natural em terra a partir do estudo de caso de Santo Antônio dos Lopes. 2020. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSAntounNetto.pdf1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.