Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15104
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dc.contributor.advisorVianna, Dilo Sergio de Carvalho-
dc.contributor.authorLadeira, Felipe Nascimento-
dc.date.accessioned2021-09-08T22:37:25Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:18Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationLADEIRA, Felipe Nascimento. Percepção discente quanto a abordagem e conhecimento do SPED do curso de Ciências Contábeis da UFRJ: desafios para o avanço da contabilidade tributária. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15104-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistema público de escrituração digitalpt_BR
dc.subjectSPEDpt_BR
dc.subjectContabilidade tributáriapt_BR
dc.subjectSistema públicopt_BR
dc.titlePercepção discente quanto a abordagem e conhecimento do SPED do curso de Ciências Contábeis da UFRJ: desafios para o avanço da contabilidade tributáriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2830084001022466pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa procurou identificar a percepção dos alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ quanto aos seus conhecimentos sobre o Sistema Público de Escrituração Digital – SPED e seus respectivos módulos. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, contando com a aplicação de um questionário junto a 45 estudantes do referido curso, de modo online. Os resultados mostraram que, em geral, os níveis de conhecimento sobre o SPED são baixos. No entanto, quando se analisou módulos específicos, observou-se que os alunos julgaram conhecer, total ou parcialmente o SPED, de Notas Fiscais e o e-Social. Porém, a maioria ainda se sente totalmente despreparada para atuar com esses módulos no mercado de trabalho. Esses apontamentos abrem uma lacuna sobre o SPED e as universidades, pois o grande problema está na preparação dos alunos para atuar no mercado de trabalho, e não apenas no conhecimento da ferramenta. Por isso, recomenda-se que os cursos de ciências contábeis das universidades busquem atuar de modo que preparem os alunos dando ênfase na dimensão da atuação no mercado de trabalho com os módulos do SPED, seja com aulas práticas, estudos de casos, seminários ou outras metodologias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.relation.referencesLADEIRA, Felipe Nascimento. Percepção discente quanto a abordagem e conhecimento do SPED do curso de Ciências Contábeis da UFRJ: desafios para o avanço da contabilidade tributária. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
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