Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15104
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Percepção discente quanto a abordagem e conhecimento do SPED do curso de Ciências Contábeis da UFRJ: desafios para o avanço da contabilidade tributária
Autor(es)/Inventor(es): Ladeira, Felipe Nascimento
Orientador: Vianna, Dilo Sergio de Carvalho
Resumo: Esta pesquisa procurou identificar a percepção dos alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ quanto aos seus conhecimentos sobre o Sistema Público de Escrituração Digital – SPED e seus respectivos módulos. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, contando com a aplicação de um questionário junto a 45 estudantes do referido curso, de modo online. Os resultados mostraram que, em geral, os níveis de conhecimento sobre o SPED são baixos. No entanto, quando se analisou módulos específicos, observou-se que os alunos julgaram conhecer, total ou parcialmente o SPED, de Notas Fiscais e o e-Social. Porém, a maioria ainda se sente totalmente despreparada para atuar com esses módulos no mercado de trabalho. Esses apontamentos abrem uma lacuna sobre o SPED e as universidades, pois o grande problema está na preparação dos alunos para atuar no mercado de trabalho, e não apenas no conhecimento da ferramenta. Por isso, recomenda-se que os cursos de ciências contábeis das universidades busquem atuar de modo que preparem os alunos dando ênfase na dimensão da atuação no mercado de trabalho com os módulos do SPED, seja com aulas práticas, estudos de casos, seminários ou outras metodologias.
Palavras-chave: Sistema público de escrituração digital
SPED
Contabilidade tributária
Sistema público
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LADEIRA, Felipe Nascimento. Percepção discente quanto a abordagem e conhecimento do SPED do curso de Ciências Contábeis da UFRJ: desafios para o avanço da contabilidade tributária. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FNLadeira.pdf249.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.