Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15106
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudo bibliométrico das dissertações e teses sobre pessoas com deficiência em programas de pós graduação em ciências contábeis e administração
Autor(es)/Inventor(es): Jorge, Eduardo Marinho
Orientador: Gomes, Monica Zaidan
Resumo: Este trabalho tem como objetivo mapear e analisar a produção de teses e dissertações sobre o tema de Pessoas com Deficiências (PCDs), elaboradas nos programas de pós-graduação em Ciências Contábeis e Administração da Região Sudeste do Brasil. O assunto é cada vez mais notado e debatido, visando melhorias e a inclusão das pessoas que se enquadrem nessa situação. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, e quanto aos procedimentos, foram realizadas as análises bibliométricas a fim de verificar as características dos trabalhos publicados. Quanto à abordagem foi classificada como de caráter quantitativo e qualitativo. A amostra foi composta por teses e dissertações buscadas nos portais da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) na região sudeste do Brasil, além de pesquisas feitas nos repositórios de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) da região sudeste listadas pela plataforma Sucupira CAPES com programas de pós-graduação em Administração e Ciências Contábeis. Foram encontrados 37 estudos com o foco dessa monografia. Para a análise bibliométrica, realizou-se o mapeamento dos trabalhos com as seguintes informações: quantidade de publicações por IES, quais os programas de pós-graduação, histórico de publicações por ano, lista de orientadores das teses e dissertações, temas mais abordados, distribuição de autores por gênero e por tipo, distribuição espacial dos estudos, e distribuição dos estudos por tipo de IES, onde poderá ser uma IES particular, municipal, estadual ou federal. Os resultados evidenciaram a importância do tema, que necessita de uma maior atenção de pesquisadores científicos, afim de uma maior inclusão social das PCDs. Foi constatada a baixa produção com o foco dessa monografia, onde apenas 2 dissertações são em programas de pós-graduação em ciências contábeis, o que representa menos de 10% da amostra desse estudo. Na região Sudeste, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi a mais profícua em relação ao tema, com 5 estudos publicados em seu acervo. Em relação ao tipo de instituição de Ensino Superior, pode-se concluir que a maioria dos estudos é de IES privadas, onde 59,5% das teses e dissertações desse estudo se enquadram nessa categoria.
Palavras-chave: Pessoa com deficiência
Teses e dissertações
Inclusão
Programas de pós-graduação em administração e ciências contábeis
Bibliometria
Disabled person
Thesis and dissertations
Inclusion
Graduate programs in management and accounting
Bibliometry
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: JORGE, Eduardo Marinho. Estudo bibliométrico das dissertações e teses sobre pessoas com deficiência em programas de pós graduação em ciências contábeis e administração. 2021. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMJorge.pdf604.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.