Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15127
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Metodologias de reconhecimento de crédito de PIS/COFINS sobre ativo imobilizado e seus impactos financeiros e fiscais
Autor(es)/Inventor(es): Bandeira, Jaqueline de Souza
Orientador: Moraes, Marcus Vinicius Melo
Resumo: O trabalho consiste na análise e avaliação de duas metodologias de apuração de créditos de PIS/Cofins sobre ativo imobilizado e seus respectivos impactos fiscais e financeiros. A sistemática amplamente utilizada é a tomada de crédito via depreciação durante 5 anos de vida útil do ativo (60 parcelas), de modo que o contribuinte possa usufruir destes créditos de forma contínua e gradual. A segunda metodologia, prevê a possibilidade de apropriação do crédito referente a máquinas e equipamentos destinados à produção de bens e prestação de serviços via custo de aquisição, onde o reconhecimento do crédito passa a ser feito de maneira integral em uma única parcela, diferentemente da tomada de crédito via depreciação. Este trabalho tem por objetivo avaliar impactos financeiros e fiscais decorrentes da escolha entre ambas as metodologias de apropriação de crédito. Para atingir o objetivo, foi elaborada pesquisa descritiva, bibliográfica e qualitativa, cujas análises se basearam em simulações de cenários originados da utilização destas duas metodologias em três circunstâncias (crescimento econômico, retração econômica e estabilidade) que representam o estágio de maturidade da sociedade. Os resultados demonstram que a escolha da metodologia de reconhecimento de crédito de ativo imobilizado influencia a distribuição do recolhimento de tributo ao longo do tempo, impactando o fluxo de caixa da sociedade. Na utilização do método via custo de aquisição, verificou-se diminuição do recolhimento de PIS/Cofins no curto prazo (primeiros meses de análise) e aumento no longo prazo (últimas meses de análise). O método via depreciação demonstra maior simetria ao longo do tempo, visto que suas parcelas de créditos são iguais em todos os períodos.
Palavras-chave: PIS-COFINS
Crédito
Ativo imobilizado
Depreciação contábil
Custo de aquisição
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BANDEIRA, Jaqueline de Souza. Metodologias de reconhecimento de crédito de PIS/Cofins sobre ativo imobilizado e seus impactos financeiros e fiscais. 2020. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSBandeira.pdf541.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.