Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15147
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Patrícia Mallmann Souto-
dc.contributor.authorOttoni, Thalliany da Silva-
dc.date.accessioned2021-09-10T22:02:43Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:20Z-
dc.date.issued2021-06-02-
dc.identifier.citationOTTONI, Thalliany da Silva. O impacto da vida acadêmica no comportamento de leitura dos estudantes de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2021. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15147-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectLibrarianshipen
dc.subjectReadingen
dc.titleO impacto da vida acadêmica no comportamento de leitura dos estudantes de biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1325151429029790pt_BR
dc.contributor.referee1Fidalgo, Lucia Maria da Cruz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9081082731984284pt_BR
dc.contributor.referee2Zattar, Marianna-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9001696745454196pt_BR
dc.description.resumoConsiderando a importância da leitura na formação e na atuação profissional do bibliotecário, a presente pesquisa tem como objetivo compreender o impacto da vida acadêmica no comportamento de leitura dos estudantes do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O referencial teórico aborda a visão de leitura de diversos autores, a relação do tema com a prática bibliotecária, a relevância da leitura na vida acadêmica e as pesquisas anteriores sobre leitura e estudantes de Biblioteconomia. A pesquisa se caracteriza como descritiva, empírica e de abordagem mista, tendo o questionário online como técnica de coleta de dados. A população é composta por todos os estudantes do CBG/ UFRJ com matrícula ativa e a amostra foi constituída por aqueles que responderam ao questionário. A análise das questões fechadas foi realizada de forma quantitativa, enquanto a das questões abertas foi feita a partir de categorizações, com base na análise de conteúdo. Os resultados apontam que: as características pessoais e acadêmicas podem influenciar no comportamento de leitura; o perfil leitor dos estudantes é de pessoas que gostam de ler no tempo livre por lazer e/ ou informação/ conhecimento; as principais mudanças que ocorreram no comportamento de leitura durante a graduação foram a motivação para ler, os materiais que são lidos, os incentivadores da leitura e os interesses de leitura, além do aumento da leitura obrigatória ou recomendada e da diminuição do tempo dedicado à leitura recreativa e, consequentemente, da quantidade de leitura recreativa. A conclusão da pesquisa é que a vida acadêmica tem impacto no comportamento de leitura dos estudantes, principalmente no que diz respeito à leitura recreativa e à leitura obrigatória.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TSOttoni.pdf801.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.