Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/15147
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pereira, Patrícia Mallmann Souto | - |
dc.contributor.author | Ottoni, Thalliany da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-10T22:02:43Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:20Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-02 | - |
dc.identifier.citation | OTTONI, Thalliany da Silva. O impacto da vida acadêmica no comportamento de leitura dos estudantes de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2021. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/15147 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Biblioteconomia | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Comportamento do consumidor | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Librarianship | en |
dc.subject | Reading | en |
dc.title | O impacto da vida acadêmica no comportamento de leitura dos estudantes de biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1325151429029790 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fidalgo, Lucia Maria da Cruz | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9081082731984284 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Zattar, Marianna | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9001696745454196 | pt_BR |
dc.description.resumo | Considerando a importância da leitura na formação e na atuação profissional do bibliotecário, a presente pesquisa tem como objetivo compreender o impacto da vida acadêmica no comportamento de leitura dos estudantes do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O referencial teórico aborda a visão de leitura de diversos autores, a relação do tema com a prática bibliotecária, a relevância da leitura na vida acadêmica e as pesquisas anteriores sobre leitura e estudantes de Biblioteconomia. A pesquisa se caracteriza como descritiva, empírica e de abordagem mista, tendo o questionário online como técnica de coleta de dados. A população é composta por todos os estudantes do CBG/ UFRJ com matrícula ativa e a amostra foi constituída por aqueles que responderam ao questionário. A análise das questões fechadas foi realizada de forma quantitativa, enquanto a das questões abertas foi feita a partir de categorizações, com base na análise de conteúdo. Os resultados apontam que: as características pessoais e acadêmicas podem influenciar no comportamento de leitura; o perfil leitor dos estudantes é de pessoas que gostam de ler no tempo livre por lazer e/ ou informação/ conhecimento; as principais mudanças que ocorreram no comportamento de leitura durante a graduação foram a motivação para ler, os materiais que são lidos, os incentivadores da leitura e os interesses de leitura, além do aumento da leitura obrigatória ou recomendada e da diminuição do tempo dedicado à leitura recreativa e, consequentemente, da quantidade de leitura recreativa. A conclusão da pesquisa é que a vida acadêmica tem impacto no comportamento de leitura dos estudantes, principalmente no que diz respeito à leitura recreativa e à leitura obrigatória. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TSOttoni.pdf | 801.17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.