Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/15147
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O impacto da vida acadêmica no comportamento de leitura dos estudantes de biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Ottoni, Thalliany da Silva
Tutor: Pereira, Patrícia Mallmann Souto
Resumen: Considerando a importância da leitura na formação e na atuação profissional do bibliotecário, a presente pesquisa tem como objetivo compreender o impacto da vida acadêmica no comportamento de leitura dos estudantes do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O referencial teórico aborda a visão de leitura de diversos autores, a relação do tema com a prática bibliotecária, a relevância da leitura na vida acadêmica e as pesquisas anteriores sobre leitura e estudantes de Biblioteconomia. A pesquisa se caracteriza como descritiva, empírica e de abordagem mista, tendo o questionário online como técnica de coleta de dados. A população é composta por todos os estudantes do CBG/ UFRJ com matrícula ativa e a amostra foi constituída por aqueles que responderam ao questionário. A análise das questões fechadas foi realizada de forma quantitativa, enquanto a das questões abertas foi feita a partir de categorizações, com base na análise de conteúdo. Os resultados apontam que: as características pessoais e acadêmicas podem influenciar no comportamento de leitura; o perfil leitor dos estudantes é de pessoas que gostam de ler no tempo livre por lazer e/ ou informação/ conhecimento; as principais mudanças que ocorreram no comportamento de leitura durante a graduação foram a motivação para ler, os materiais que são lidos, os incentivadores da leitura e os interesses de leitura, além do aumento da leitura obrigatória ou recomendada e da diminuição do tempo dedicado à leitura recreativa e, consequentemente, da quantidade de leitura recreativa. A conclusão da pesquisa é que a vida acadêmica tem impacto no comportamento de leitura dos estudantes, principalmente no que diz respeito à leitura recreativa e à leitura obrigatória.
Materia: Biblioteconomia
Leitura
Comportamento do consumidor
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Librarianship
Reading
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2-jun-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : OTTONI, Thalliany da Silva. O impacto da vida acadêmica no comportamento de leitura dos estudantes de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2021. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TSOttoni.pdf801.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.