Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/15167
Especie: Relatório
Título : Paridades cambiais, dívida externa e ajustamento: reflexões sobre o caso brasileiro, 1983-86
Autor(es)/Inventor(es): Giambiagi, Fabio
Resumen: O trabalho trata do aumento da dívida externa bruta brasileira entre 1982 e 1986, enfatizando o fato de que, contrariamente à evolução anterior, os "fatores-fluxo” referente ao desempenho do Balanço de Pagamento “explicam” apenas 40% da elevação de aproximadamente 26 bilhões de dólares verificada nos quatro anos. Nesse sentido, procura individualizar as causas que teriam provocado tal variação, ano a ano, isolando o "efeito-paridade" representado pelo impacto da mudança do relação dólar/outras moedas fortes sobre o estoque da dívida externa traduzida para dólares. Finalmente, com base na relevância dos dados e diante do risco de novas desvalorizações da moeda norte-americana, é sugerida a inclusão de cláusulas de empréstimos compensatórios nos acordos de renegociação da dívida externa, com base na mesma lógica que norteou a criação de linhas especiais de crédito nos casos de choques externos desfavoráveis.
Resumen: Unavailable.
Materia: Dívida externa
Brasil
Taxa de câmbio
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA MONETARIA E FISCAL
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Es parte de: Texto para discussão
Número: 140
Fecha de publicación: dic-1987
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : GIAMBIAGI, Fabio. Paridades cambiais, dívida externa e ajustamento: reflexões sobre o caso brasileiro, 1983-86. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1987. 30 p. (Texto para discussão, n. 140).
Aparece en las colecciones: Relatórios

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FGiambiagi.pdf4.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.