Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15189
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Permanência estudantil no ensino superior: desafios e perspectivas do apoio pedagógico na Faculdade de Educação/UFRJ
Author(s)/Inventor(s): Crespo, Bruna Dias
Advisor: Heringer, Rosana
Abstract: O objetivo geral deste trabalho é analisar a experiência do Programa de Monitoria de Apoio Pedagógico (PMAP) da Faculdade de Educação/UFRJ trazendo reflexões sobre a importância do apoio pedagógico para a permanência estudantil. Para atingir esse objetivo, foram utilizados como metodologia a revisão bibliográfica, análise de dados secundários fornecidos pela Divisão de Registro de Estudantes (DRE) da Pró-Reitoria de Graduação (PR-1) e de documentos fornecidos pelo PMAP- FE/UFRJ. O trabalho aborda as principais transformações ocorridas no ensino superior brasileiro nas últimas duas décadas, desde o aumento de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) à ampliação do número de ingressantes de origem popular nos cursos de graduação após a Lei 12.711/2012. Diversas pesquisas nos mostram que houve uma expansão no ensino superior brasileiro tanto no número de instituições como na ampliação de vagas (HERINGER, 2015; KLITZKE, 2018; VARGAS & HERINGER, 2016, 2017; HONORATO, 2015; OLIVEIRA, 2019). Essa expansão aliada as políticas públicas que visam a democratização do acesso às instituições de ensino superior contribuíram para o aumento de ingressantes com um “novo perfil”. Observa que o auxílio financeiro por si só não garante a permanência, uma vez que esta possui uma multidimensionalidade (VARGAS & HERINGER, 2017), sendo as dificuldades econômicas apenas uma delas. Algumas universidades passam a desenvolver programas voltados para o apoio pedagógico e acompanhamento acadêmico aos alunos, com o objetivo de contribuir para a redução das dificuldades vivenciadas na inserção plena na vida universitária. Neste trabalho foi descrita e analisada a experiência da Monitoria de Apoio Pedagógico desenvolvida na Faculdade de Educação da UFRJ, apontando seus principais resultados na perspectiva de diferentes atores envolvidos. O trabalho busca contribuir para os debates de políticas institucionais de permanência estudantil no ensino superior a partir do estudo de caso da Faculdade de Educação da UFRJ, focalizando nas ações de apoio pedagógico.
Keywords: Ensino superior
Faculdade de Educação
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa de Monitoria de Apoio Pedagógico
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 19-May-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CRESPO, Bruna Dias. Permanência estudantil no ensino superior: desafios e perspectivas do apoio pedagógico na Faculdade de Educação/UFRJ. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BCrespo.pdf663.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.