Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/15222
Especie: | Dissertação |
Título : | Caminhos dialógicos: a gestão democrática e participativa como experiência política e prática pedagógica em uma escola |
Autor(es)/Inventor(es): | Ribeiro, Camilla |
Tutor: | Thiollent, Michel Jean Marie |
Resumen: | A presente dissertação é resultado do projeto de pesquisa desenvolvido no Mestrado Profissional em Tecnologia para o Desenvolvimento Social (MPTDS) vinculado à linha de pesquisa “Gestão Participativa” do Núcleo Interdisciplinar para Desenvolvimento Social – NIDES. A pesquisa foi realizada em uma escola de educação infantil, situada no bairro da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. Analisa a prática da gestão participativa, buscando identificar os efeitos do processo dialógico adotado como norteador da gestão de uma escola de educação infantil. De maneira mais específica, se propõe a apurar e analisar seus efeitos sobre os Educadores, de forma individual e coletiva, no que tange ao processo pedagógico, à gestão administrativa e às relações interpessoais. A metodologia adotada tem como diretriz a pesquisa participante com inspirações da pesquisa-acão. Busca, a partir do diálogo com os trabalhadores da escola, os Educadores, as potencialidades e dificuldades na implementação de uma gestão democrática do trabalho entre os adultos e seus efeitos sobre o fazer pedagógico. |
Resumen: | This dissertation is the result of the research project developed in the Professional Master in Technology for Social Development (MPTDS) linked to the research source "Participatory Management" of the Interdisciplinary Nucleus for Social Development - NIDES. The research was carried out in a kindergarten, located in the Tijuca neighborhood, in the city of Rio de Janeiro, Brazil. To analyze the practice of participatory management by identifying the effects of the dialogical process adopted as a guideline in the management of a kindergarten. More specifically, I propose to investigate and analyze its effects on educators; individually and collectively, regarding the educational process, administrative management and interpersonal relationships. The methodology adopted has as a guideline participatory research which is inspired by research-action. It seeks, from the dialogue with the workers and the educators at the school, the potential and difficulties in the implementation of democratic work management among the adults and their effects on the pedagogical system. |
Materia: | Educação Trabalho Educadores |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social |
Unidade de producción: | Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 10-ago-2018 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Tecnologia para o Desenvolvimento Social |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
893367.pdf | 816.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.