Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/15225
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Logística reversa e diminuição de consumo energético na produção de garrafas de vidro
Autor(es)/Inventor(es): Cruz, Luiza Almeida
Tutor: Carvalho, Ladimir José de
Resumen: Tendo em vista a relevância do uso de embalagens de vidro, a substituição do perfil de consumo para crescimento dos descartáveis e a urgência da estruturação de sistemas que priorizem a sustentabilidade ecológica e financeira da indústria vidreira, pesquisou-se sobrea estrutura de logística reversa de garrafas de vidro no país a fim de verificar os benefícios da prática no que concerne a diminuição do consumo energético do processo produtivo, bem como do consumo de matéria prima e seus custos associados, e as dificuldades em implementar um sistema eficiente no país. Para tanto, foi necessário descrever o processo e tecnologias usadas na produção de garrafas de vidro no Brasil; caracterizar o sistema de logística reversa (captação, beneficiamento e reincorporação) de vidro pós consumo em fornos industriais e analisar o impacto energético e econômico na utilização de caco no processo vidreiro atual. Realizou-se, então, uma pesquisa exploratória a partir de método bibliográfico e documental. Diante disso, verificou-se quea utilização de 60% de caco de vidro em substituição à matéria prima bruta oferece benefícios ao reduzir 18% o consumo de energia, ao passo que a análise preliminar de um forno de produção de 150 toneladas por dia demonstra a economia de 313 mil reais por ano com o menor consumo de gás natural, e 22 milhões de reais anualmente pela menor quantidade de matéria prima bruta comprada. Assim, os números de diminuição de consumo de energia com o aumento do uso de caco, do custo referente a aquisição de matérias primas brutas, da matriz energética e da manutenção a longo prazo dos fornos vidreiros são essenciais para a sustentabilidade do setor, tanto em competitividade quanto em garantia de recursos, além do impacto ambiental direto observado. No entanto, a estrutura vigente de logística reversa não atende os requisitos de quantidade e qualidade demandados pelas vidreiras, e, por isso, os benefícios são pouco aproveitados por não serem priorizados. Desse modo, se faz necessária uma reformulação do cenário vigente com o objetivo de potencializar os ganhos provenientes da reciclagem de vidro pós-consumo.
Materia: Indústria
Vidro
Garrafas de vidro
Reciclagem
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ECONOMIA DE TECNOLOGIA
Unidade de producción: Escola de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 25-may-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CRUZ, Luiza Almeida. Logística reversa e diminuição de consumo energético na produção de garrafas de vidro. 2021. 83 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Engenharia Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LACruz.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.