Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15233
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Colonização por enterobactérias resistentes aos carbapenêmicos do tipo KPC em uma instituição federal de saúde
Autor(es)/Inventor(es): Abrantes, Jaime Antonio
Orientador: Nogueira, Joseli Maria da Rocha
Resumo: As infecções bacterianas são um grande problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Visando a prevenção destas infecções em ambientes hospitalares onde há internação, realiza-se a vigilância da colonização de diversos micro-organismos considerados multirresistentes às diversas classes de antimicrobianos, entre eles as enterobactérias produtoras de carbapenemase do tipo KPC, conhecida comumente apenas como KPC. O objetivo central da pesquisa foi avaliar a prevalência de microorganismos portadores de resistência do tipo KPC no tempo e espaço estudados. O presente trabalho foi baseado em um estudo transversal onde foram rastreadas 18.985 amostras provenientes do Instituto Nacional de Cardiologia no Rio de Janeiro - RJ. As amostras consideradas positivas em meio de triagem foram identificadas em sistema automatizado a sensibilidade aos carbapenêmicos testada e os caso apresentassem sensibilidade reduzida, seriam conduzidos testes fenotípicos para a detecção de KPC. Foram isoladas 859 cepas de diversos micro-organismos, de onde 378 enterobactérias foram consideradas suspeitas de serem produtoras de KPC e 366 apresentaram positividade para pelo menos um dos testes fenotípicos aplicados. A alta prevalência de KPC em relação ao total de micro-organismos encontrados denota a necessidade de cada vez mais estudos sobre o assunto, ao mesmo tempo da importância epidemiológica que estes dados apresentam, estimulando a prática de prevenção das infecções bacterianas em ambiente hospitalar através da vigilância de colonização.
Palavras-chave: Carbapenemase
Resistência bacteriana
Infecções bacterianas
Enterobacteriáceas resistentes a carbapenêmicos
Farmacorresistência bacteriana
Anti-infecciosos
Ambiente de instituições de saúde
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA::MICROBIOLOGIA MEDICA
Unidade produtora: Instituto de Biologia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ABRANTES, Jaime Antonio. Colonização por enterobactérias resistentes aos carbapenêmicos do tipo KPC em uma instituição federal de saúde. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAAbrantes.pdf381.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.