Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/15235
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Pedro Henrique Almeida | - |
dc.contributor.author | Souza, Francilene Martins | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-21T12:32:02Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:23Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Francilene Martins. Abuso sexual infantojuvenil e o papel dos educadores. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/15235 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Abuso sexual na Infância | pt_BR |
dc.subject | Docentes | pt_BR |
dc.title | Abuso sexual infantojuvenil e o papel dos educadores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5414408348291779 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como proposta analisar através de estudos bibliográficos e pesquisa por meio de questionário aplicado a professores, a forma como as instituições e profissionais de ensino lidam com o tema abuso sexual infantil. A constituição Brasileira de 1988 garante o direito à dignidade da pessoa humana e ao exercício da cidadania. Dos vários tipos de maus tratos aos que as crianças e adolescente podem ser submetidas, o sexual é o mais importante. Este tipo de abuso é associado a importantes conseqüências dos déficits no desenvolvimento como o cognitivo, o motor e o comportamental. Crianças violentadas sexualmente correm mais riscos de desenvolver algum tipo de problema emocional. Esses maus tratos, em sua maioria são praticados no ambiente intrafamiliar, podendo ser o abusador, o pai, o padrasto, entre outros ou alguém que convive com ela por aliança familiar. É importante que o professor tenha capacidade de identificar as crianças que estão sendo vítimas de abuso sexual, oferecendo a elas apoio, proteção e prevenção. Através dos resultados obtidos nessa pesquisa, concluiu-se que nem todos os educadores estão capacitados para tal conduta e as escolas e cursos de licenciatura, por sua vez, não investem em cursos ou aperfeiçoamento para os professores. É preciso que as escolas criem estratégias para promover cidadania para seus frequentadores, para que as crianças se sintam seguras e confiantes para expor seus problemas extraclasse e para capacitar seus educadores a identificar e lidar com tais fatos, rompendo com o tabu que existe sobre o tema. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FMSOUZA.pdf | 455.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.