Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/15235
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Abuso sexual infantojuvenil e o papel dos educadores |
Autor(es)/Inventor(es): | Souza, Francilene Martins |
Orientador: | Silva, Pedro Henrique Almeida |
Resumo: | Este trabalho tem como proposta analisar através de estudos bibliográficos e pesquisa por meio de questionário aplicado a professores, a forma como as instituições e profissionais de ensino lidam com o tema abuso sexual infantil. A constituição Brasileira de 1988 garante o direito à dignidade da pessoa humana e ao exercício da cidadania. Dos vários tipos de maus tratos aos que as crianças e adolescente podem ser submetidas, o sexual é o mais importante. Este tipo de abuso é associado a importantes conseqüências dos déficits no desenvolvimento como o cognitivo, o motor e o comportamental. Crianças violentadas sexualmente correm mais riscos de desenvolver algum tipo de problema emocional. Esses maus tratos, em sua maioria são praticados no ambiente intrafamiliar, podendo ser o abusador, o pai, o padrasto, entre outros ou alguém que convive com ela por aliança familiar. É importante que o professor tenha capacidade de identificar as crianças que estão sendo vítimas de abuso sexual, oferecendo a elas apoio, proteção e prevenção. Através dos resultados obtidos nessa pesquisa, concluiu-se que nem todos os educadores estão capacitados para tal conduta e as escolas e cursos de licenciatura, por sua vez, não investem em cursos ou aperfeiçoamento para os professores. É preciso que as escolas criem estratégias para promover cidadania para seus frequentadores, para que as crianças se sintam seguras e confiantes para expor seus problemas extraclasse e para capacitar seus educadores a identificar e lidar com tais fatos, rompendo com o tabu que existe sobre o tema. |
Palavras-chave: | Abuso sexual na Infância Docentes |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Unidade produtora: | Instituto de Biologia |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2018 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SOUZA, Francilene Martins. Abuso sexual infantojuvenil e o papel dos educadores. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FMSOUZA.pdf | 455.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.