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dc.contributor.advisorRibeiro, Marcus Tadeu Daniel-
dc.contributor.authorSilveira, Alícia Neves da-
dc.date.accessioned2021-09-21T12:57:22Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:23Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVEIRA. Alícia Neves da. Educação patrimonial na preservação do patrimônio histórico e cultural: a inclusão de personagens periféricos como agentes na conservação preventiva e gestão de riscos. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15236-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectConservação preventivapt_BR
dc.subjectGestão de riscospt_BR
dc.subjectPrestação de serviçospt_BR
dc.titleEducação patrimonial na preservação do patrimônio histórico e cultural: a inclusão de personagens periféricos como agentes na conservação preventiva e gestão de riscospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a Educação Patrimonial como ferramenta fundamental para a transdisciplinaridade entre diferentes personagens que atuam de forma coadjuvante na preservação dos bens culturais e de edificações históricas, formalizando a possibilidade de um diálogo que aproxime o campo da Conservação e Restauração aos prestadores de serviços como manutenção, segurança patrimonial e serviços gerais. Compreender que esses setores atuam rotineiramente de forma próxima ou direta sobre o patrimônio cultural é fundamental para que se possa estabelecer uma via de troca de saberes, tornando o olhar dessas pessoas mais harmonizado com a valorização do acervo cultural e priorizando o olhar desse grupo sobre o que é cultural e patrimônio histórico e relacionando este conhecimento com os termos eruditos. O desenvolver deste trabalho tem por objetivo refletir o uso da Educação Patrimonial como ferramenta para a transmissão de ensinamentos sobre Conservação Preventiva e Gestão de Riscos para esses prestadores de serviços que atuam todos os dias com o patrimônio e geralmente não são associados a tal atividade. A metodologia abordada na construção do texto se pauta em resgates históricos e reflexos sobre processos de distanciamento e dissociação, buscando compreender mecanismo de promoção da EP e difusão da mesma, com um direcionamento a esses novos personagens.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Conservação e Restauração

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