Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/15236
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Marcus Tadeu Daniel | - |
dc.contributor.author | Silveira, Alícia Neves da | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-21T12:57:22Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:23Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SILVEIRA. Alícia Neves da. Educação patrimonial na preservação do patrimônio histórico e cultural: a inclusão de personagens periféricos como agentes na conservação preventiva e gestão de riscos. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/15236 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação patrimonial | pt_BR |
dc.subject | Conservação preventiva | pt_BR |
dc.subject | Gestão de riscos | pt_BR |
dc.subject | Prestação de serviços | pt_BR |
dc.title | Educação patrimonial na preservação do patrimônio histórico e cultural: a inclusão de personagens periféricos como agentes na conservação preventiva e gestão de riscos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta a Educação Patrimonial como ferramenta fundamental para a transdisciplinaridade entre diferentes personagens que atuam de forma coadjuvante na preservação dos bens culturais e de edificações históricas, formalizando a possibilidade de um diálogo que aproxime o campo da Conservação e Restauração aos prestadores de serviços como manutenção, segurança patrimonial e serviços gerais. Compreender que esses setores atuam rotineiramente de forma próxima ou direta sobre o patrimônio cultural é fundamental para que se possa estabelecer uma via de troca de saberes, tornando o olhar dessas pessoas mais harmonizado com a valorização do acervo cultural e priorizando o olhar desse grupo sobre o que é cultural e patrimônio histórico e relacionando este conhecimento com os termos eruditos. O desenvolver deste trabalho tem por objetivo refletir o uso da Educação Patrimonial como ferramenta para a transmissão de ensinamentos sobre Conservação Preventiva e Gestão de Riscos para esses prestadores de serviços que atuam todos os dias com o patrimônio e geralmente não são associados a tal atividade. A metodologia abordada na construção do texto se pauta em resgates históricos e reflexos sobre processos de distanciamento e dissociação, buscando compreender mecanismo de promoção da EP e difusão da mesma, com um direcionamento a esses novos personagens. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Conservação e Restauração |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANSilveira.pdf | 762.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.