Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/15236
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Educação patrimonial na preservação do patrimônio histórico e cultural: a inclusão de personagens periféricos como agentes na conservação preventiva e gestão de riscos |
Autor(es)/Inventor(es): | Silveira, Alícia Neves da |
Orientador: | Ribeiro, Marcus Tadeu Daniel |
Resumo: | Este trabalho apresenta a Educação Patrimonial como ferramenta fundamental para a transdisciplinaridade entre diferentes personagens que atuam de forma coadjuvante na preservação dos bens culturais e de edificações históricas, formalizando a possibilidade de um diálogo que aproxime o campo da Conservação e Restauração aos prestadores de serviços como manutenção, segurança patrimonial e serviços gerais. Compreender que esses setores atuam rotineiramente de forma próxima ou direta sobre o patrimônio cultural é fundamental para que se possa estabelecer uma via de troca de saberes, tornando o olhar dessas pessoas mais harmonizado com a valorização do acervo cultural e priorizando o olhar desse grupo sobre o que é cultural e patrimônio histórico e relacionando este conhecimento com os termos eruditos. O desenvolver deste trabalho tem por objetivo refletir o uso da Educação Patrimonial como ferramenta para a transmissão de ensinamentos sobre Conservação Preventiva e Gestão de Riscos para esses prestadores de serviços que atuam todos os dias com o patrimônio e geralmente não são associados a tal atividade. A metodologia abordada na construção do texto se pauta em resgates históricos e reflexos sobre processos de distanciamento e dissociação, buscando compreender mecanismo de promoção da EP e difusão da mesma, com um direcionamento a esses novos personagens. |
Palavras-chave: | Educação patrimonial Conservação preventiva Gestão de riscos Prestação de serviços |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Unidade produtora: | Escola de Belas Artes |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2021 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SILVEIRA. Alícia Neves da. Educação patrimonial na preservação do patrimônio histórico e cultural: a inclusão de personagens periféricos como agentes na conservação preventiva e gestão de riscos. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Aparece nas coleções: | Conservação e Restauração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANSilveira.pdf | 762.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.