Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15236
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Educação patrimonial na preservação do patrimônio histórico e cultural: a inclusão de personagens periféricos como agentes na conservação preventiva e gestão de riscos
Autor(es)/Inventor(es): Silveira, Alícia Neves da
Orientador: Ribeiro, Marcus Tadeu Daniel
Resumo: Este trabalho apresenta a Educação Patrimonial como ferramenta fundamental para a transdisciplinaridade entre diferentes personagens que atuam de forma coadjuvante na preservação dos bens culturais e de edificações históricas, formalizando a possibilidade de um diálogo que aproxime o campo da Conservação e Restauração aos prestadores de serviços como manutenção, segurança patrimonial e serviços gerais. Compreender que esses setores atuam rotineiramente de forma próxima ou direta sobre o patrimônio cultural é fundamental para que se possa estabelecer uma via de troca de saberes, tornando o olhar dessas pessoas mais harmonizado com a valorização do acervo cultural e priorizando o olhar desse grupo sobre o que é cultural e patrimônio histórico e relacionando este conhecimento com os termos eruditos. O desenvolver deste trabalho tem por objetivo refletir o uso da Educação Patrimonial como ferramenta para a transmissão de ensinamentos sobre Conservação Preventiva e Gestão de Riscos para esses prestadores de serviços que atuam todos os dias com o patrimônio e geralmente não são associados a tal atividade. A metodologia abordada na construção do texto se pauta em resgates históricos e reflexos sobre processos de distanciamento e dissociação, buscando compreender mecanismo de promoção da EP e difusão da mesma, com um direcionamento a esses novos personagens.
Palavras-chave: Educação patrimonial
Conservação preventiva
Gestão de riscos
Prestação de serviços
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVEIRA. Alícia Neves da. Educação patrimonial na preservação do patrimônio histórico e cultural: a inclusão de personagens periféricos como agentes na conservação preventiva e gestão de riscos. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Conservação e Restauração

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