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http://hdl.handle.net/11422/15239
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Santos, Frederico Carvalho dos | - |
dc.contributor.author | Soares, Cibelle Silva Arcanjo | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-21T13:44:07Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:23Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Cibelle Silva Arcanjo. Poder e aura. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pintura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/15239 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | Cultura da violência | pt_BR |
dc.subject | Pintura contemporânea | pt_BR |
dc.title | Poder e aura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho analisa e explora criticamente o vínculo de imagens contemporâneas dos canais de mídia de massa com a cultura da violência e medo em que estamos inseridos, criando obras que utilizam a pintura como linguagem. A pesquisa se divide e complementa em duas partes, uma teórica e uma prática. Os objetivos específicos foram identificar e reunir essas imagens, transmutar, transformar, criticar e ressignificar a imagem com a pintura, agregar ao debate sobre cultura da violência e os impactos da forma como acontece sua aparição nos canais da mídia de massa e também desdobrar o fazer e o impacto da série pictórica aproximando-o à possibilidade do trabalho socioeducativo. Foram utilizados conceitos trazidos por Michel Foucault sobre as práticas disciplinares, de controle, vigilância e punição, Walter Benjamin sobre os discursos subliminares nas imagens da cultura de massa, a imagem como signo trazida pela análise semiótica e alguns dados, estatísticas e estudos de caso acerca da cultura da violência e armamento no Brasil e no mundo, também abordados pelo cientista político Antônio Rangel Bandeira, além do uso de técnicas digitais de manipulação de imagens no processo de criação e a pintura figurativa abstrato-naturalista como algo que traz características próprias da imagem, a menção à realidade representada nas pinturas e seu reconhecimento por agentes de fora do circuito institucionalizado de arte. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pintura |
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