Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15239
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Frederico Carvalho dos-
dc.contributor.authorSoares, Cibelle Silva Arcanjo-
dc.date.accessioned2021-09-21T13:44:07Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:23Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSOARES, Cibelle Silva Arcanjo. Poder e aura. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pintura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15239-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectCultura da violênciapt_BR
dc.subjectPintura contemporâneapt_BR
dc.titlePoder e aurapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoO trabalho analisa e explora criticamente o vínculo de imagens contemporâneas dos canais de mídia de massa com a cultura da violência e medo em que estamos inseridos, criando obras que utilizam a pintura como linguagem. A pesquisa se divide e complementa em duas partes, uma teórica e uma prática. Os objetivos específicos foram identificar e reunir essas imagens, transmutar, transformar, criticar e ressignificar a imagem com a pintura, agregar ao debate sobre cultura da violência e os impactos da forma como acontece sua aparição nos canais da mídia de massa e também desdobrar o fazer e o impacto da série pictórica aproximando-o à possibilidade do trabalho socioeducativo. Foram utilizados conceitos trazidos por Michel Foucault sobre as práticas disciplinares, de controle, vigilância e punição, Walter Benjamin sobre os discursos subliminares nas imagens da cultura de massa, a imagem como signo trazida pela análise semiótica e alguns dados, estatísticas e estudos de caso acerca da cultura da violência e armamento no Brasil e no mundo, também abordados pelo cientista político Antônio Rangel Bandeira, além do uso de técnicas digitais de manipulação de imagens no processo de criação e a pintura figurativa abstrato-naturalista como algo que traz características próprias da imagem, a menção à realidade representada nas pinturas e seu reconhecimento por agentes de fora do circuito institucionalizado de arte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pintura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CSASoares.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.