Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/15272
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Albinati, Mariana Luscher | - |
dc.contributor.author | Gomes, Affonso Clavé | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-24T11:47:05Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:24Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/15272 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Grupos étnicos | pt_BR |
dc.subject | Ações afirmativas | pt_BR |
dc.subject | Serviço público | pt_BR |
dc.subject | Professores de ensino superior | pt_BR |
dc.title | A aplicação da lei Federal 12.990 de 2014 na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ: análise dos editais de seleção para o corpo docente entre 2014-2019 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8924459220420292 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5904919631339323 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Abreu, Maria Aparecida Azevedo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5489640499137108 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lacerda, Luciene da Silva | - |
dc.description.resumo | Com os avanços no cenário das políticas raciais e das ações afirmativas, as questões raciais começaram a ser assunto de bastante relevância no cenário nacional, esses fatores foram essenciais para a criação da Lei Federal 12.990/2014 que reserva 20% das vagas para negros no serviço público. O presente artigo procura analisar a aplicação da Lei 12.990/2014 na Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo como foco os editais de seleção para o corpo docente. A análise específica da aplicação das cotas raciais à carreira docente se justifica pela observação de uma sub-representação da população negra nos cargos com maiores exigências de formação e prestígio social no âmbito das instituições de ensino superior. A pesquisa se baseou nos editais publicados no período de 2014 a 2019, para avaliar como a distribuição de vagas com reserva de cotas para negros tem sido efetivada ou não, considerando a fragmentação dos cargos e a possibilidade de fraudes nas autodeclarações. Os editais analisados apresentaram 15 vagas para cotistas negros de um total de 756 vagas abertas, distribuídas em 652 cargos. A análise se baseia na constatação de um confinamento racial (CARVALHO, 2006) na carreira docente, reproduzido através de fatores de racismo institucional (ALMEIDA, 2019). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::ASPECTOS SOCIAIS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AFGomes.pdf | 561.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.