Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15299
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarrera, Fernanda Ariane Silva-
dc.contributor.authorCosta, Gabriel do Nascimento-
dc.date.accessioned2021-09-28T20:30:21Z-
dc.date.available2021-09-30T03:00:13Z-
dc.date.issued2021-07-30-
dc.identifier.citationCOSTA, Gabriel do Nascimento. O boom do TikTok: cultura pop e entretenimento musical em 30 segundos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15299-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTikTokpt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectEntretenimentopt_BR
dc.subjectMúsica e Internetpt_BR
dc.titleO boom do TikTok: cultura pop e entretenimento musical em 30 segundospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Mônica-
dc.contributor.referee2Santos, Cristiano Henrique Ribeiro dos-
dc.description.resumoEste projeto de monografia se propõe a abordar a produção de conteúdo orgânico por usuário na era digital a partir da plataforma de entretenimento TikTok. Focado no mercado musical, esse trabalho discutirá como a produção de conteúdo no formato de vídeo transformou o consumo da música pop no Brasil. Dessa forma, aborda-se o mercado fonográfico e suas transformações históricas e socioculturais, com uma perspectiva digital possibilitada pela cibercultura. Por fim, aplica-se um estudo de caso sobre o TikTok. A partir da metodologia de pesquisa qualitativa, com uma análise teórica das músicas de trap e funk “Mds” de Kawe e Lele JP e “Talarica” de Rennan da Penha com MC 2Jhow, respectivamente, além de registros e documentos sobre a plataforma, o estudo aborda como as práticas de consumo do aplicativo motivaram um crescimento astronômico da plataforma, que consequentemente, transformou as estratégias de marketing viral e seus impactos no consumo musical nas plataformas digitais de streaming.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GCosta.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.