Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15302
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Metodologias ágeis: um ensaio comparativo acerca do método Kanban e o framework Scrum
Autor(es)/Inventor(es): Marinho, André Nascimento
Orientador: Barcaui, André Baptista
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar as principais características dos métodos tradicional e ágil de gerenciamento de projetos. Além de apresentar detalhadamente o surgimento, ferramentas e aplicações dos métodos, o estudo também apresenta um comparativo entre os frameworks Scrum e Kanban. Entretanto é necessário estar atento às particularidades de cada método ao buscar implementar uma metodologia ágil na organização. Em seguida o estudo apresenta como alternativa às deficiências dos métodos anteriores, o Scrumban, que busca unir as melhores práticas dos dois métodos. Já na discussão o estudo faz um paralelo entre a teoria e o que efetivamente as organizações estão implementando. Por fim, apresentaram-se informações pertinentes, apesentando a principal limitação da pesquisa e sugestão para estudos futuros.
Palavras-chave: Métodos ágeis
Frameworks
Gerenciamento de projetos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MARINHO, André Nascimento. Metodologias ágeis: um ensaio comparativo acerca do método Kanban e o framework Scrum. 2020. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANMarinho.pdf888.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.