Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/15303
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: “Anuncie aqui”: uma análise dos fatores que influenciam o comportamento de compra nos consumidores de aparelhos celulares do Bazar da Ilha do Governador, um grupo de venda no Facebook
Autor(es)/Inventor(es): Rocha, Cássio Vinícius Sousa da
Orientador: Alencar, Wladimir Cerveira de
Resumo: O consumo de aparelho celular tem crescido em larga escala nos últimos anos e com isso o mercado desses dispositivos tem ganhando novas plataformas de vendas. Ciente disso, o entendimento mais profundo do comportando dos consumidores desses dispositivos faz-se necessário para garantir o sucesso daqueles que atuam nessas plataformas. Assim, este estudo objetivou identificar e apresentar os fatores de influência no consumidor no momento da compra de aparelhos celulares em grupos de vendas no Facebook, para isso, primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica com intuito de identificar as teorias existente sobre o comportamento do consumidor, entender o funcionamento do E-commerce e compreender o processo de decisão de compra. Para então poder descrever o perfil do consumidor desta pesquisa, bem como identificar os fatores influenciadores no comportamento de compra e as variáveis que eles levam em consideração ao realizar uma compra de aparelho celular nessa plataforma. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória/descritiva, utilizado como método de coleta de dados um questionário online para obter todos os dados necessários da amostra estudada. O questionário online foi aplicado no grupo de venda do Facebook Bazar da Ilha do Governador, com auxílio da ferramenta Google Forms divulgado através de link no grupo e contou com uma amostra de 174 respondentes, dos quais 40 foram descartados por não fazerem parte do objetivo da pesquisa. A partir da análise dos dados coletados com o questionário foi possível perceber a importância que os estudiosos de marketing e empresas/vendedores devem dar ao estudo do comportamento do consumidor, uma vez que com essa pesquisa constatou-se que os consumidores do grupo estudado são bastante influenciados pelo preço, qualidade, funcionalidades e feedbacks de outros usuários. Em relação ao perfil dos consumidores, trata-se basicamente de jovens de até 25 anos, solteiros, de baixo poder aquisitivo (renda mensal de até R$ 1.254,00) e com alto grau de escolaridade. No que se refere as variáveis que os motivaram a comprar no grupo em questão, destacam-se novamente menção do preço, seguido da necessidade e variedade de aparelhos que encontram nessa plataforma, porém um ponto que causa receio é a qualidade destes aparelhos, por isso dão bastante atenção ao maior número de detalhes nos anúncios sobre o dispositivo colocado à venda.
Palavras-chave: Comércio eletrônico
Comportamento do consumidor
Compra online
Cellphone
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ROCHA, Cássio Vinícius Sousa da. “Anuncie aqui”: uma análise dos fatores que influenciam o comportamento de compra nos consumidores de aparelhos celulares do Bazar da Ilha do Governador, um grupo de venda no Facebook. 2021. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CVSRocha.pdf643.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.