Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15312
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dc.contributor.advisorFalcão, Paulo Roberto de Souza-
dc.contributor.authorMenezes, Derek Hurtado de-
dc.date.accessioned2021-10-01T12:57:09Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:26Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMENEZES, Derek Hurtado de. O possível impacto do pós vendas na retenção clientes como diferencial competitivo no mercado brasileiro. 2020. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15312-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectClientept_BR
dc.titleO possível impacto do pós vendas na retenção clientes como diferencial competitivo no mercado brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5554449834823460pt_BR
dc.contributor.referee1Reis Neto, Synval de Sant'Anna-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7304735450135812pt_BR
dc.description.resumoO departamento de pós-vendas de uma empresa, seja esta para vendas de produtos ou serviços, demanda treinamentos, investimentos e equipe dedicada a esta função. Há empresas que optam por não dar atenção a esta função organizacional. Entretanto, ela está diretamente relacionada à qualidade dos serviços e atendimento prestados. Por isso, é fundamental que haja uma equipe devidamente treinada e estruturada de pós-vendas nas empresas. O esforço empresarial em pós-vendas tende a ser refletido em três principais resultados: fidelização de clientes, e aquisição de novos clientes e manutenção de excelência na qualidade dos serviços. Este trabalho demonstra os benefícios da fidelização de clientes através do marketing, e como o pós-venda torna-se um diferencial competitivo, principalmente no longo prazo. A pesquisa apresenta o conceito fundamental de pós-vendas, seus tipos comuns, benefícios de sua aplicação, campanhas de marketing relacionadas e como usá-lo para alavancagem de vendas no estado atual do mercado. A cada dia, os consumidores tornam-se mais informados, demandando cada vez mais atenção, qualidade e comprometimento das empresas. Este estudo incentiva as empresas a aproveitar o potencial do departamento de pós-vendas dentro de sua estratégia comercial dentro do mercado brasileiro. Os resultados indicam que normalmente este empreendimento resulta em aumento do lucro, reconhecimento e valor de marca, e satisfação do cliente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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