Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15325
Type: Artigo
Title: Repensando o ensino de Anatomia Humana para Educação Física baseado nas tendências educacionais do século XXI
Other Titles: Rethinking the teaching of Human Anatomy for Physical Education based on educational trends of the 21st century
Repensar la enseñanza de la Anatomía Humana para la Educación Física a partir de las tendencias educativas del siglo XXI
Author(s)/Inventor(s): Freitas, Emília Cristina Benevides de
Spiegel, Carolina Nascimento
Abstract: O ensino de Anatomia Humana ainda se utiliza do modelo tradicional, conteudista, voltado para memorização tornando-o desinteressante na perspectiva dos alunos. Este trabalho tem por objetivo apresentar inovações pedagógicas, construídas a partir do uso de metodologias ativas de aprendizagem e ferramentas digitais para licenciandos em Educação Física. Foi desenvolvida uma pesquisa para averiguar as tendências educacionais para o século XXI. Foram incorporadas as seguintes tendências: ensino híbrido, sala de aula invertida e gamificação. Para tal, foi criado um Ambiente Multimodal de Ensino Híbrido contendo três ambientes on-line (plataforma Moodle, Facebook e Instagram) e dois ambientes off-line (sala de aula teórica e laboratório de aula prática). Além do que, os conteúdos anatômicos foram abordados de forma sistêmica, multimodal, interdisciplinar, com foco no professor de Educação Física e na sua prática profissional. Espera-se que a proposta apresentada possa contribuir para o ensino aprendizagem de Anatomia para os graduandos de Educação Física.
Abstract: The teaching of Human Anatomy still uses the traditional model, contentist, focused on memorization, making it uninteresting from the students' perspective. This work aims to present pedagogical innovations, built from the use of active learning methodologies and digital tools for Physical Education graduates. Research was carried out to ascertain educational trends for the 21st century. The following trends were incorporated: hybrid teaching, inverted classroom and gamification. For this, a Multimodal Hybrid Teaching Environment was created containing three online environments (Moodle platform, Facebook and Instagram) and two offline environments (theoretical classroom and practical laboratory). In addition, anatomical contents were approached in a systemic, multimodal, interdisciplinary manner and with a focus on professional practice. It is hoped that the proposal presented can contribute to the teaching and learning of Anatomy for undergraduate Physical Education students.
Keywords: Ensino
Ensino de Anatomia
Educação Física
Ensino híbrido
Sala de aula invertida
Gamificação
Teaching
Teaching Anatomy
Physical Education
Hybrid teaching
Inverted classroom
Gamification
Enseñanza
Enseñanza de la Anatomía
Educación Física
Enseñanza híbrida
Aula invertida
Gamificación
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MORFOLOGIA::ANATOMIA::ANATOMIA HUMANA
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Production unit: Instituto de Ciências Biomédicas
In: Research, Society and Development
Volume: 10
Issue: 9
Issue Date: 29-Jul-2021
DOI: 10.33448/rsd-v10i9.18247
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
ISSN: 2525-3409
Citation: FREITAS, E. C. B. de; SPIEGEL, C. N. . Repensando o ensino de Anatomia Humana para Educação Física baseado nas tendências educacionais do século XXI. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 9, p. e40410918247, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i9.18247.
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
18247-Article-227673-1-10-20210729.pdf447 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.