Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/15352
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRett, Lucimara-
dc.contributor.authorRaymundo, Jonathas Alessandro-
dc.date.accessioned2021-10-10T00:04:44Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:27Z-
dc.date.issued2021-07-22-
dc.identifier.citationRAYMUNDO, Jonathas Alessandro. Negro é lindo: a música como ruptura do estigma das masculinidades negras. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15352-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectNegros - Canções e músicapt_BR
dc.subjectEstereótipospt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.titleNegro é lindo: a música como ruptura do estigma das masculinidades negraspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Carrera, Fernanda Ariane Silva-
dc.contributor.referee2Queiroz, Tobias Arruda-
dc.description.resumoEste trabalho trata da contribuição da música para o debate racial no Brasil, considerando o estigma carregado por homens negros. Como contraponto ao preconceito racial, apresenta autoafirmação da negritude nos bailes soul do Movimento Black Rio, a troca subjetiva entre pessoas negras e suas formas de expressão estética e comportamental. A representação da masculinidade negra baseada em estereótipos que a associam à violência e ao ideal de virilidade é observada e rebatida com a noção de resistência presente em valores de afeto na vida de homens negros. Através da análise da música Negro é Lindo, de Jorge Ben Jor, como exemplo de uma masculinidade negra positiva, o compartilhamento de vivências atravessadas pela questão racial é apontado na prática da escuta em ambientes digitais. Cada homem negro é único, e deve viver sua própria complexidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JRaymundo.pdf608.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.