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dc.contributor.advisorSilva, Sérgio Luiz Baptista da-
dc.contributor.authorPereira, Andreza Paes-
dc.date.accessioned2021-10-14T18:58:52Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:28Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15365-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura de expressão francesapt_BR
dc.subjectNegritudept_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.titleRepresentações sociais e linguísticas da francofonia: reflexões sobre a negritude no método Défi 1pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0028737125113983pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6467968875435637pt_BR
dc.description.resumoOs estudos sobre francofonia demonstram que o tema vem sendo amplamente discutido e que países francófonos passaram a ganhar espaço, nos últimos anos, nas páginas dos materiais de ensino e aprendizagem de Francês Língua Estrangeira – FLE. O presente trabalho, de cunho monográfico, tem por objetivo refletir sobre as representações sociais e linguísticas da francofonia representada pelos países africanos da África Subsaariana que, juntos, reúnem a maioria dos falantes francófonos do mundo. Toma-se como objeto de estudo o livro Défi 1, publicado em 2018 pela editora Maison des Langues e adotado em 2019/2020 não somente pelas Alianças Francesas brasileiras, como também por outras instituições de ensino de francês no Brasil e no mundo. Especificamente, busca-se verificar qual é o lugar ocupado por esses países no material e como tal espaço é ocupado. Uma investigação bibliográfica acerca dos conceitos que envolvem esta pesquisa permitiu reter estudos como os de MOSCOVICI (1978), SÁ (1998) e TEIXEIRA (2016), que abordam teorias de representações sociais e linguísticas, os de ROYNETTE (2005) e MUNANGA (2009), que discorrem sobre a negritude, e as pesquisas de CALVET (2007) e GONÇALVES (2014) que apresentam contribuições acerca do conceito de francofonia, além de outros autores e autoras que também teceram reflexões necessárias ao presente estudo. Ao se deter nas reflexões sobre as representações sociais e linguísticas da francofonia focadas na negritude, no âmbito de um manual didático com amplo potencial de utilização no Brasil e no mundo, esta pesquisa oferece contribuições para os estudos de FLE, de francofonia e de representações de povos negros. A pesquisa, de natureza quali-quantitativa, realizou-se nas seguintes etapas: leitura e fichamento de textos que embasaram os conceitos que norteiam este estudo, análise do livro didático Défi 1 e análise dos documentos de áudio e vídeo da obra disponibilizados no Espace Virtuel da editora Maison des Langues. A investigação realizada no livro e em seus documentos audiovisuais permitiu a realização de estatísticas que, ao se relacionarem aos conceitos teóricos aqui elencados, evidenciaram o pouco espaço atribuído à negritude francófona do continente africano no material.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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