Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1540
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Realidades espetacularizadas: um estudo sobre o programa Big Brother Brasil
Author(s)/Inventor(s): Pacheco, Carolina de Oliveira Guimarães
Advisor: Herschmann, Micael Maiolino
Abstract: Analisa como um produto aparentemente sem conteúdo, como o Big Brother Brasil, se tornou um grande fenômeno de público e crítica nacional e sua influência na sociedade brasileira. Estudar o fenômeno do biográfico: a necessidade do indivíduo por consumo e produção de referências para si mesmo. Analisar o programa considerando que ele é um dos produtos que mostram esse grande interesse pelo biográfico. Análise de como tais produtos biográficos explicam o sucesso do programa no Brasil. Verificar a importância da televisão como meio informativo e o recente interesse do público por modelos midiáticos que se aproximam dos padrões reais de comportamento e consumo e seu caráter mercadológico. Breve histórico do programa no mundo e no país. Análise da narrativa do Big Brother: semelhanças entre o objeto de estudo e a telenovela – relação entre ficção e realidade. Breve observação da crítica acerca do fenômeno.
Keywords: Reality show
Produtos biográficos
Big Brother Brasil
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Department : Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 30-Nov-2006
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PACHECO, Carolina de Oliveira Guimarães. Realidades espetacularizadas: um estudo sobre o programa Big Brother Brasil. 2006. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CPacheco.pdf370,41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.