Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/15470
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gomes, Verônica Leite de Holanda | - |
dc.contributor.author | Souza, Luanda Abreu de | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-29T11:46:55Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:32Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-06 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Luanda Abreu de. A importância do profissional de ensino de Ciências no primeiro segmento do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/15470 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Higiene | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Alimentação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Docentes | pt_BR |
dc.subject | Serviços de saúde escolar | pt_BR |
dc.title | A importância do profissional de ensino de ciências no primeiro segmento do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8340089301054685 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Anelize Pires Reynozo da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2169062163877178 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Horbach, Ingrid Siciliano | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3661702542812733 | pt_BR |
dc.description.resumo | A proposta deste estudo foi de conhecer a opinião dos professores que lecionam nos três primeiros anos do 1º segmento do Ensino Fundamental em escolas da rede pública de ensino do Município do Rio de Janeiro, e assim identificar a importância de ter um profissional de ensino de Ciências para atuar com foco nas áreas de alimentação, higiene e saúde e proteção do corpo, contribuindo assim para uma melhoria na educação. Bem como identificar se esses temas abordados contribuem para a diminuição de problemas tão comuns, como a obesidade e transtornos alimentares, doenças relacionadas à falta de higiene e o abuso sexual infantil. Também identificar os desafios que tais profissionais têm ao ensinar Ciências, tendo em vista a prioridade na alfabetização e no ensino de Matemática e propor um profissional da área de ensino de Ciências para auxiliar neste processo. Para isso foi feito um estudo com base nos referenciais teóricos que analisa a perspectiva socio-histórica da Educação de Ensino de Ciências no Brasil, no entendimento da ciência como processo em permanente construção e na ideia de educação científica para todos. Acredita-se que o ensino de Ciências e a formação científica e pedagógica dos professores são estratégias para o desenvolvimento do país. Também foi feita uma breve discussão a respeito do significado de alfabetização científica e suas implicações para o ensino de Ciências. E também uma análise dos cadernos pedagógicos dos três primeiros anos, que são um material relevante para o ensino nestes anos iniciais do Ensino Fundamental. Conclui-se que, apesar dos professores conseguirem lidar com tais dificuldades em ensinar Ciências e de terem um conhecimento que os auxiliem neste processo, eles reconhecem que seus conhecimentos são limitados quanto a especificidade da área de Ciências Biológicas e que um profissional desta área contribuiria para o desenvolvimento científico biológico dos alunos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LASouza.pdf | 1.3 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.