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dc.contributor.advisorGomes, Verônica Leite de Holanda-
dc.contributor.authorSouza, Luanda Abreu de-
dc.date.accessioned2021-10-29T11:46:55Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:32Z-
dc.date.issued2018-12-06-
dc.identifier.citationSOUZA, Luanda Abreu de. A importância do profissional de ensino de Ciências no primeiro segmento do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/15470-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHigienept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAlimentação Infantilpt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectServiços de saúde escolarpt_BR
dc.titleA importância do profissional de ensino de ciências no primeiro segmento do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8340089301054685pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Anelize Pires Reynozo da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2169062163877178pt_BR
dc.contributor.referee2Horbach, Ingrid Siciliano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3661702542812733pt_BR
dc.description.resumoA proposta deste estudo foi de conhecer a opinião dos professores que lecionam nos três primeiros anos do 1º segmento do Ensino Fundamental em escolas da rede pública de ensino do Município do Rio de Janeiro, e assim identificar a importância de ter um profissional de ensino de Ciências para atuar com foco nas áreas de alimentação, higiene e saúde e proteção do corpo, contribuindo assim para uma melhoria na educação. Bem como identificar se esses temas abordados contribuem para a diminuição de problemas tão comuns, como a obesidade e transtornos alimentares, doenças relacionadas à falta de higiene e o abuso sexual infantil. Também identificar os desafios que tais profissionais têm ao ensinar Ciências, tendo em vista a prioridade na alfabetização e no ensino de Matemática e propor um profissional da área de ensino de Ciências para auxiliar neste processo. Para isso foi feito um estudo com base nos referenciais teóricos que analisa a perspectiva socio-histórica da Educação de Ensino de Ciências no Brasil, no entendimento da ciência como processo em permanente construção e na ideia de educação científica para todos. Acredita-se que o ensino de Ciências e a formação científica e pedagógica dos professores são estratégias para o desenvolvimento do país. Também foi feita uma breve discussão a respeito do significado de alfabetização científica e suas implicações para o ensino de Ciências. E também uma análise dos cadernos pedagógicos dos três primeiros anos, que são um material relevante para o ensino nestes anos iniciais do Ensino Fundamental. Conclui-se que, apesar dos professores conseguirem lidar com tais dificuldades em ensinar Ciências e de terem um conhecimento que os auxiliem neste processo, eles reconhecem que seus conhecimentos são limitados quanto a especificidade da área de Ciências Biológicas e que um profissional desta área contribuiria para o desenvolvimento científico biológico dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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